O Bitcoin é o ouro digital e ocupa o topo das criptomoedas no Market Cap e tempo de mercado, do qual é constantemente ameaçado em sua posição pelas criptomoedas alternativas, conhecidas como altcoins.
No ano de 2017 a Ethereum quase alcançou a marca do Bitcoin em uma valorização de preços, e a possibilidade de que alguma altcoin ultrapasse o Bitcoin é chamada de flippening, um evento que nunca aconteceu nos 10 anos da criação do BTC.
Para apimentar o debate sobre qual a melhor forma de economia descentralizada no mercado, o CEO da AltMarket Bryce Weiner disse em seu Twitter, no último dia 19 de janeiro, que as “altcoins são infinitamente mais acessíveis do que o Bitcoin“.
De acordo com esse personagem, “o Bitcoin é difícil de se conseguir, difícil de se minerar e difícil de se comprar“.
De acordo com as crenças de Bryce, nunca haverá apenas “uma” criptomoeda no mercado, e que o consenso Proof of Work é para criptomoedas de entrada no mercado, mas o Proof of Stake é para criptomoedas que são maduras.
A ideia de uma criptoeconomia para Bryce é de que mesmo que as criptomoedas não se valorizem de preços, mas que permita que as pessoas cunhem seu próprio dinheiro de maneira fácil e rápida, e isso não se resume a uma moeda de supply definido como o Bitcoin.
Apesar de em um momento de seu debate afirmar que é o último Bitcoin Maximalista (nome dado a quem no mercado cripto só acredita nessa moeda), Bryce disse que a supremacia do BTC não é relevante para o mercado, e que as altcoins tem sobrevivido ano após ano.
Apesar da opinião de que as altcoins possuem espaço importante no mercado, as mesmas são acusadas de fazer com que os preços do Bitcoin passem por maus bocados, e a maioria dos ICOs não deram certo por inúmeros fatores.
Até então, mesmo com toda volatilidade ou defeito que possa ter, o Bitcoin é a única criptomoeda a estar em funcionamento há dez anos seguidos, e isso ainda é um fator de peso contra a ideia de Bryce, mas que deve ser um ponto de reflexão para as próximas etapas do desenvolvimento do mercado cripto.