Com a mineração de Ethereum por placas de vídeo chegando ao seu fim após 7 anos, mais uma pool anuncia o encerramento de suas atividades. Em comunicado, a Antpool implora para que seus usuários saquem seus Ethers (ETH) de sua plataforma nos próximos dias.
Segundo a pool, o motivo é o risco de censura por diversos países com a chegada do The Merge. Embora este medo seja real, a frase também pode ser interpretada como uma alfinetada aos desenvolvedores do Ethereum, principalmente Vitalik Buterin, que desmereceu tais players.
Apesar das diferenças ideológicas, o fato é que as pools de mineração podem estar deixando dinheiro sobre a mesa ao não oferecer a opção de stake a antigos e potenciais clientes de suas plataformas.
Antpool pede para usuários sacarem fundos
Publicado no último sábado (27), o comunicado da Antpool pede para que todos seus clientes registrem um endereço de Ethereum até o próximo sábado, 3 de setembro, para que a empresa consiga realizar pagamentos antes da atualização do Ethereum.
O motivo da correria, segundo a própria Antpool, é o risco de censura ligado ao modelo Proof-of-Stake que será adotado no dia 15 do próximo mês.
“Como o ETH2.0 (The Merge) vem acompanhado do risco de censura entre diferentes países, a ANTPOOL, por questão de segurança dos ativos dos clientes, não poderá manter os ETH dos usuários no Proof-of-Stake (PoS).”
Em seguida, a empresa também se coloca como uma das maiores defensoras do sistema Proof-of-Work, reafirmando seu compromisso com outras moedas como Bitcoin (BTC) e Ethereum Classic (ETC), tendo esta última recebido um aporte de US$ 10 milhões no mês de julho pela Antpool.
Sendo assim, o anúncio mostra o descontentamento da pool com o modelo Proof-of-Stake, seja por diferenças de ideias ou pela futura perda de receita pela mesma.
Pools podem estar perdendo ainda mais dinheiro
Embora exista um grande debate ideológico sobre Proof-of-Wok e Proof-of-Stake, as pools podem estar deixando dinheiro sobre a mesa com sua tomada de posição.
No momento, as mesmas perderão suas taxas de 1-2% da mineração de ETH com tal atualização. Contudo, não oferecer soluções de stake a seus antigos e potenciais clientes pode significar uma perda ainda maior.
Sendo assim, as exchanges serão as principais interessadas neste novo modelo ao oferecer dividendos a quem deixar suas criptomoedas sobre sua custódia. Ainda que as pools argumentem que a legislação seja uma barreira, nada impede que estas sejam contornadas.