Na última semana o mundo todo entrou em pânico com a rápida propagação do coronavírus. E após a organização mundial de saúde (OMS) declarar estado global de pandemia da doença, a situação tornou-se ainda mais complicada.
Consequentemente, diversas ações de proteção e prevenção contra o vírus estão sendo colocadas em prática, incluindo criação de aplicativos para identificar seus sintomas.
Porém, enquanto há muitas pessoas preocupadas com a saúde e o bem-estar global, hackers estão aproveitado essa oportunidade para roubar ativos digitais, como o Bitcoin.
A ação acontece por meio de um falso aplicativo para Android, que supostamente oferece informações detalhadas sobre o nível de rastreamento da doença. No entanto, trata-se de um malware que pode bloquear totalmente a tela do celular das pessoas que o instalarem.
O ramsonware conhecido como CovidLock muda a senha da tela inicial do celular onde é instalado. Assim, para que o usuário tenha novamente o controle do aparelho, os hackers exigem uma quantia de 100 dólares em Bitcoin.
Desafios cada vez maiores em meio a doença
O rastreamento das autoridades com relação a esta movimentação foi capaz de identificar uma página chamada coronavirusapp[.]site. Por meio dela as primeiras ações relativas ao falso aplicativo foram identificadas.
O site afirma que seu aplicativo está certificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) , além de centros de controle e prevenção da doença. Há mais de 6 milhões de reviews sobre a página, com uma avaliação de 4.4.
Um dos maiores problemas com relação ao ramsonware de monitoramento da doença é o fato de que, assim que é instalado, ele pede autorização para diversos recursos do celular, incluindo a tela inicial. Isto faz com que haja mais facilidade para os hackers invadirem os aparelhos.
Conforme uma pesquisa realizada a partir do monitoramento deste esquema, a suspeita é de que este grupo está ligado a uma série de outras ações criminosas.
A boa notícia é que, aparentemente, este ramsonware não parece ter sido espalhado em grande essa. Consequentemente, a expectativa é de que o golpe não tenha feito tantas vítimas até o momento.
Para evitar este, e outros tipos de perigos relacionados à golpes desta natureza, a recomendação é de que as pessoas façam o download apenas de aplicativos disponíveis na play store.
Com cada vez mais casos de coronavírus sendo diagnosticados em todo o mundo, há um alerta para um possível aumento deste tipo de golpe. Assim, a cautela deve ser reforçada por todas as pessoas.