A adoção de criptomoedas é algo que acontece de formas diferentes e em vários níveis, uma delas é como uma solução de pagamentos para diferentes serviços. E enquanto a Tesla desistiu de aceitar Bitcoin como pagamento, aparentemente a Apple pode estar considerando aceitar criptomoedas em serviço futuros.
A empresa abriu uma vaga de emprego para um Gerente de Desenvolvimento de Negócios com foco em Pagamentos Alternativos. Entre as descrições de “qualificações essenciais” estão pelo menos 5 anos de experiência em atuar com provedores de pagamentos alternativos, como carteiras digitais, BNPL (Buy Now, Pay Later), pagamentos rápidos, “criptomoedas e etc…”
Segundo a descrição da vaga de emprego a pessoa será a principal responsável por ser a “ponte” entre a Apple e as principais formas de pagamento atuais. Isso indica que a Apple está querendo inovar nesse seguimento, provavelmente para não ficar de fora do que está acontecendo no mundo.
Claro, isso não necessariamente quer dizer que a Apple vai começar a aceitar Bitcoin (ou qualquer outra criptomoeda) no futuro, apenas que ela precisa de alguém que entende sobre o mercado.
No entanto, isso quer dizer que ela considera as criptomoedas algo importante o suficiente para ser observado, algo que não aconteceu anteriormente.
A Apple nunca aceitou criptomoedas de forma direta e a App Store tem um controle relativamente rígido dos aplicativos ligados ao criptomercado, mesmo às vezes “dando mole” e prejudicando alguns de seus clientes.
Outro fator que deve ser mencionado quando se fala em “Apple” e “Pagamentos” na mesma frase é a recente batalha judicial contra a gigante dos jogos Epic (responsável por Fortnite).
A Epic alega em uma ação movida contra a Apple que a empresa possui um controle muito rígido de pagamentos (e das taxas e comissões dos desenvolvedores) o que impede a inovação e evitam que os desenvolvedores possam criar novas formas de monetização.
Segundo a própria Epic, “os desenvolvedores de aplicativos poderiam aceitar bitcoins ou outras criptomoedas” se não fossem as restrições da Apple.
Pode ser que a recente vaga de emprego tenha sido listada justamente para atuar nessa batalha entre as duas gigantes ou então isso serviu para que a empresa da maçã tenha notado que ela está um pouco para trás em relação ao que o mercado vem apresentado e está na hora de correr atrás.