Fazenda de mineração de Bitcoin dos EAU possui 80 mil m². Foto: Google Maps.
A Arkham revelou as carteiras de Bitcoin dos Emirados Árabes Unidos nesta segunda-feira (25). Segundo a empresa, o governo detém 6.335 bitcoins, avaliados em US$ 696 milhões/R$ 3,8 bilhões.
A quantia fica acima dos 6.280 bitcoins de El Salvador e faz o país se tornar o 4º maior detentor governamental de Bitcoin do mundo. Na sua frente estão apenas EUA, Reino Unido e Butão, respectivamente.
No entanto, a Arkham destaque que as operações desses países são muito distintas, cada um possuindo seu próprio método de acumulação.
Enquanto os bitcoins dos EUA e o Reino Unido são frutos de apreensão, El Salvador comprou — e segue comprando — suas moedas com dinheiro público.
No caso dos Emirados Árabes Unidos, a Arkham destaca que a estratégia é semelhante à de Butão, que passou anos minerando Bitcoin secretamente.
“As participações dos EAU não vêm de apreensões policiais de ativos, mas de operações de mineração com a Citadel Mining. Até agora, mineraram aproximadamente 9.300 BTC e ainda mantêm pelo menos cerca de 6.300 BTC.”
“85% da Citadel Mining pertence à 2pointzero, que é 100% controlada pela IHC. A IHC é ~61% controlada pelo Royal Group dos EAU, um conglomerado pertencente ao xeique Tahnoon bin Zayed Al Nahyan, da família real de Abu Dhabi”, explica a Arkham.
Os Emirados estariam minerando Bitcoin desde 2022, há 3 anos, através de uma fazenda de 80 mil metros quadrados na Ilha Al Reem, em Abu Dhabi.
“Conseguimos corroborar a linha do tempo da atividade de mineração on-chain com imagens de satélite em lapso de tempo da construção da instalação”, explica a Arkham sobre como encontrou as carteiras.
“As transações on-chain entre a Phoenix e a Citadel também correspondem aos valores divulgados em relatórios oficiais.”
A Arkham compartilhou duas fotos de satélite mostrando a evolução da construção, que levou seis meses.
A fazenda pode ser vista no Google Maps pelas coordenadas 24.500422317255527, 54.39679257014569.
O uso de Bitcoin por países é considerado por muitos como o último grande ciclo de adoção do Bitcoin. Conforme poucos governos detém BTC, espera-se que o preço da criptomoeda ainda possa passar por grandes saltos no futuro conforme esse interesse aumente.
Comentários