Um artista do crime deu um golpe na comunidade de NFT nesta semana. Após arrecadar cerca de 850 mil reais em SOL, o suposto jovem de 17 anos desapareceu, deletando suas redes sociais.
O golpe foi muito bem feito, enganando as vítimas ao apresentar um trabalho sólido. É muito provável que o artista tenha gastado muito tempo na sua elaboração.
Infelizmente golpes desse tipo são bem comuns e rondam o setor de criptomoedas há anos. Além do setor de NFT, ele também é aplicado em altcoins e projeto de DeFi.
Projeto Iconics dá golpe na comunidade de NFT
Devido as informações obtidas, a comunidade supõe que o criminoso seja um jovem de 17 anos. O golpe aconteceu após uma pré-venda de NFTs que arrecadou 1.000 SOL (Solana), cerca de 850.000 reais na cotação atual, da coleção Iconics.
A prévia da coleção, publicada em seu Twitter, mostrava cerca de 20 imagens muito bonitas. A falsa promessa da pré-venda é que 2.000 NFTs seriam vendidos, custando 0,5 SOL cada.
Todavia, após receber o dinheiro o artista enviou coleções de emojis aos compradores. O golpe foi reportado por alguns usuários no Twitter que se mostravam indignados e ao mesmo tempo conformados com as suas perdas.
“Meus Iconics mais raros, ouvi dizer que o preço do alien vai decolar”
my most rare iconics, hear alien floor is gonna 🚀 pic.twitter.com/S9KszyNssK
— Daniel Rollingher (@notdroll) September 30, 2021
Artista desaparece após golpe com NFT
O golpista deletou suas redes sociais, como Twitter, ficando impossível que qualquer resposta seja obtida. Os lesados estão relatando o caso à polícia para que o assunto possa ser investigado.
Embora seu talento na criação de imagens digitais seja grande, ele mostrou que a sua verdadeira arte é a do crime. O jovem precisou orquestrar um grande plano e criar belas artes para convencer as vítimas a lhe dar dinheiro.
Este é um golpe bem comum e antigo, tendo início nas primeiras altcoins quando os desenvolvedores arrecadavam dinheiro e logo em seguida sumiam sem deixar pistas. Parece que muitos ainda não aprenderam.