A história das frações do ether e as denominações das mesmas remetem à história da computação. Conheça a seguir todos os segredos que circulam sobre essa história.
O que é ether?
Ethereum é usualmente descrito como um “computador global” (world computer), na qual programas chamados smartcontracts (contratos inteligentes) e DApps (Aplicativos Descentralizados) são executados. Ether (eth) é a criptomoeda utilizada na plataforma Ethereum para o pagamento de todo o processamento computacional da plataforma, de tal forma que ether é o combustível da rede.
As denominações das frações de ether (eth)
O ether recebeu denominações especiais para determinadas frações de sua unidade, os quais homenageiam personalidades da computação e da criptoeconomia. Dessa maneira, é possível se referenciar a 0.000001 eth como um szabo, por exemplo.
Assim como no bitcoin a menor unidade possível é chamada de satoshi, em referência ao seu criador, a menor unidade do ether é chamada de wei, em homenagem a Wei Dai. Na tabela abaixo são listadas todas as denominações para as frações de ether e a personalidade homenageada.
Wei Dai
Wei Dai é um engenheiro de computação, desenvolveu a criptomoeda b-money em 1998. A criptomoeda b-money é citada ao longo do whitepaper do Bitcoin, escrito por Satoshi Nakamoto. Wei Dai também trabalhou com criptografia na Microsoft.
Charles Babbage
Charles Babbage foi um inventor, cientista, matemático e engenheiro inglês, que junto à Condessa Ada Lovelace desenvolveu o conceito de computador programável, ainda no século XIX. A máquina analítica idealizada por Charles Babbage foi manufatura apenas após a sua morte, quando os avanços tecnológicos permitiram.
Ada Lovelace
A Condessa Ada Lovelace foi uma matemática e escritora inglesa que viveu durante o século XIX. Escreveu um algorítimo para a máquina analítica de Charles Babbage ainda no século XIX, sendo considerada, portanto, a primeira programadora da história. A linguagem de programação Ada leva esse nome em sua homenagem, assim como a criptomoeda Ada, da plataforma Cardano.
Claude Shannon
Shannon foi um matemático, engenheiro eletrônico e criptógrafo. É conhecido como “o pai da teoria da informação. Foi precursor de conceitos básicos de criptografia que são hoje utilizados nas criptomoedas.
Nick Szabo
Nick Szabo é um cientista da computação e jurista. Cunhou o termo contratos inteligentes (smartcontracts) em 1996. Contratos inteligentes se tornaram uma questão central na plataforma Ethereum, de tal forma que o trabalho de Szabo foi de grande importância para a plataforma. Szabo também propôs uma criptomoeda, que nunca foi criada, chamada bit gold, a qual é considerada um precursor do Bitcoin.
Harold Finney
Mais popularmente conhecido como Hal Finney, foi um programador na PGP Corporation. Participou das primeiras discussões sobre o Bitcoin com Satoshi Nakamoto, decerto foi um dos primeiros e principais apoiadores. Foi o destinatário da primeira transação de bitcoins em janeiro de 2009, tendo recebido 10 bitcoins do próprio Satoshi.
Albert Einstein
Por fim, Albert Einstein, que é certamente o nome mais famoso da lista. É o pai da Teoria de Relatividade. Recebeu o Prêmio Nobel de física em 1921. O nome de Einstein não aparece no whitepaper do Ethereum, sendo a homenagem adicionada apenas em versões posteriores.