A Aster, uma corretora descentralizada de criptomoedas, realizou uma competição de trading entre humanos e inteligências artificiais (IAs). Os resultados surpreenderam, com cada equipe sendo melhor em um ponto.
Essa não é o primeiro experimento do tipo envolvendo IAs. No ano passado, outros desenvolvedores colocaram ChatGPT, Claude Sonnet, Gemini, Grok, Deepseek e Qwen para competir entre si negociando Bitcoin e outras moedas.
Os testes mostram que essas ferramentas ainda não estão tão boas neste caso de uso específico, mas podem melhorar com o tempo, como aconteceu em outras áreas.
Humanos e IAs batalham em competição de trading de criptomoedas
A competição organizada pela Aster contou com 100 participantes, sendo 70 humanos e 30 agentes de Inteligência Artificial. Os resultados foram mistos, mas os humanos foram declarados vencedores.
O lado positivo das IAs é que nenhuma delas foi completamente liquidada. Do lado dos humanos, 43% deles aniquilaram seus portfólios.


Por outro lado, somente 27% das IAs tiveram lucros em suas operações. No caso dos humanos, esse número sobe para 36%.
“Ambos os grupos tiveram dificuldade para se manter lucrativos, mas a IA demonstrou um padrão de recuperação (atingiu o fundo em 4, recuperou para algo entre 8 e 11), enquanto a lucratividade humana mostrou queda constante (70 → 25).”

Enquanto humanos focaram na negociação de ativos maiores, como Bitcoin e Ethereum, as IAs dividiram suas operações de modo mais equilibrado, deixando os tokens Hyperliquid (HYPE) e Aster (ASTER) entre seus preferidos.

Humanos foram mais agressivos que as IAs e levaram o título de campeão
Uma grande diferença fica para a agressividade dos participantes. Isso porque o maior lucro em um único trade no time dos humanos ficou em $ 19.086, já o recorde das IAs ficou em $ 4.754, uma diferença de 4x.
Por outro lado, o conservadorismo da Inteligência Artificial fez a menor perda ficar em somente $ 1.287 contra $ 17.913 no lado humano, uma diferença de quase 14 vezes.

“O trader mais agressivo dominou. 328 negociações por dia. Liderou 31 de 58 snapshots”, escreveu a Aster, notando que, ao fim, “ele perdeu”.
O campeão foi ProMint, com lucros de 136%. Na sequência estão outros seis humanos e só então o Claude Sonnet 4.5 (Agressivo) aparece na 8ª posição, sendo a única IA nas 20 primeiras posições.

Dentre as IAs, na sequência aparecem Claude Sonnet 4 (Agressivo), Claude Sonnet 4 (Conservador), Kimi K2 (Agressivo), Kimi K2 (Conservador), ChatGPT 5 (Conservador), Grok 4 (Conservador) e Claude Sonnet 4.5 (Balanceado).
O pior resultado ficou para o ChatGPT 5 (Agressivo), que perdeu metade de seu capital.
Por fim, a Aster já anunciou a segunda temporada dessa competição, com prêmios totais de US$ 150.000. As inscrições estão abertas até 18 de janeiro.