Infelizmente aconteceu mais um ataque malicioso no mercado das criptomoedas que levou mais de 240 Bitcoins conforme apuração, em um ataque que não foi tão sofisticado assim, e pode ter sido pior por falta de atenção dos usuários.
O fato é que uma das Wallets de Bitcoin mais utilizadas no mundo todo, a Electrum, teve o saldo de cerca de 245 Bitcoins dos usuários tomados por um atacante mal intencionado, o que dá na cotação do momento da escrita deste mais de R$ 3 milhões roubados no caso.
No GitHub oficial da Wallet foi criado um Issue que a comunidade pode ir acompanhando o caso, que aconteceu a dois dias atrás.
Os atacantes enviaram mensagens aos usuários da Wallet com mensagens de que havia um erro na transação, e que portanto, as pessoas deveriam atualizar para uma versão mais nova e “segura” o seu software.
Porém, quando o usuário clicava para instalar a versão mais nova, era redirecionado para baixar um software malicioso feito pelos hackers, que então conseguia o acesso a Electrum dos usuários e roubava os Bitcoins dos mesmos.
Em uma das maiores comunidades web, o Bitcoin Talk, o administrador Theymos criou um tópico de alerta fechado para o caso, que é notavelmente um caso de phishing, ou seja, não é um ataque muito sofisticado, mas que contou com a audácia e criatividade dos hackers para explorar a falha através de mensagens aos usuários.
Outro tópico foi criado de forma aberta pelo usuário Coding Enthusiast no dia 27, e alertou para o caso mostrando os verdadeiros links da Electrum.
Cabe o destaque que os servidores de mensagens da Electrum é que foram hackeados, e quem não clicou e baixou a “atualização” segue seguro com seus fundos.
Você ainda pode se questionar se é melhor manter suas criptomoedas em wallets? E a resposta é que você deve manter nestes ambientes, pois exchange não é wallet, mas nunca confiar em wallets de terceiros e em avisos recebidos sem antes verificar a procedência das informações.
Este caso só reforça que na Era de ser o seu próprio banco, todas as informações devem ser checadas antes de realizar qualquer ação com seu patrimônio, a sua segurança cabe a você e atenção mesmo a pequenos detalhes pode ser a diferença da sobrevivência dos mais fortes no mercado.