A criptomoeda mais popular do mundo, o Bitcoin, está de volta ao banco do motorista e está levando todo o mercado de ativos digitais para um passeio selvagem e emocionante. Foram dois dias fabulosos para aqueles que estiveram ‘esperando’ uma alta, mas o Bitcoin pode continuar com esse ímpeto emocionante?
Embora ainda estejamos especulando sobre a razão específica pela qual o Bitcoin se recuperou tanto, a questão realmente importante a se perguntar é se esse comício impressionante pode ser sustentado.
Se o mercado total ver um pequeno recuo, isso confirmaria que uma queda está próxima e que as criptomoedas estão prontas para iniciar uma nova tendência de alta, no entanto. Se o Bitcoin não conseguir sustentar os níveis mais altos, isso nos diria que o rali atual foi uma irregularidade infeliz.
Por enquanto, o mercado de criptomoedas está em ascensão pelo terceiro dia consecutivo e não há sinal de uma redução, com 90% das 100 principais criptomoedas mostrando sinais verdes.
O Bitcoin está testando níveis acima de $ 5 mil, e está sendo negociado em torno de $ 5.219, mostrando ganhos de mais de 9.50% nas últimas 24 horas, enquanto as esperanças são fortes de que a moeda digital possa superar os próximos níveis de resistência e continuar em alta até chegar em $ 6K. Quando subirmos acima desse nível, uma verdadeira corrida de touro pode começar.
https://twitter.com/AaronCryptoOTC/status/1113482795781955585
Todos os sinais que os touros estão chegando estão lá, então este comício pode nos preparar para belos tempos.
O Bitcoin Cash está liderando a alta, com mais de 55% de ganho nas últimas 24 horas, seguido pela Litecoin, mostrando uma recuperação impressionante e um aumento de 31,4%, sendo negociada atualmente a US $ 94,78.
Cardano e EOS também continuam a apresentar resultados impressionantes, mostrando ganhos de cerca de 22% e 20%, respectivamente, no gráfico de 24 horas.
A onda de alta pegou muitos investidores com as calças abaixadas, mas talvez não tenha sido uma surpresa. Como os movimentos do Bitcoin nos últimos seis meses mostram, quanto mais os preços da moeda digital se consolidarem, maior será a eventual fuga.
Vamos ver os gráficos. Como podemos ver, desde o início de setembro o Bitcoin passou por dois longos períodos de relativa estabilidade, ambos os quais terminaram em movimentos abruptos para um novo nível de preços.
No primeiro caso, entre 8 de setembro e 12 de novembro, o preço do Bitcoin mal se alterou, ficando próximo da marca de US $ 6.500. Então, no dia 14 de novembro, despencou. Dentro de uma semana, o BTC havia caído 40%. O espiral descendente continuou em dezembro até que chegou a US $ 3.200 em 15 de dezembro.
Bitcoin é o ativo digital mais comercializado e seus movimentos de preço atraem muita atenção. Durante longos períodos de estabilidade, novos níveis de suporte e resistência se desenvolvem. Estes atuam como os limites externos percebidos dos movimentos de preços do Bitcoin e os traders começam a fazer pedidos em torno deles. Quanto mais esses períodos durarem, mais pedidos se acumulam.
À medida que os níveis de resistência e suporte são estabelecidos, as negociações de Bitcoin se tornam cercados pelos novos limites. Isso cria um efeito de barreira, limitando ainda mais os preços do BTC.
Como mostra o gráfico abaixo, entre setembro e novembro, os níveis de resistência lentamente se juntaram. Em meados de novembro, eles estavam muito próximos.
O efeito combinado do fork do Bitcoin Cash e a ordem de restrição da SEC as ICOs assustaram os investidores. Muitos começaram a sair completamente do mercado, provocando uma grande venda e queda nos preços.
O Bitcoin despencou até seu nível de suporte chave, acionando várias ordens de venda e acelerando ainda mais a tendência de queda. O declínio nos preços foi eventualmente atenuado por alguns investidores que compraram o que consideravam um “desconto”, levando a mais volatilidade e incerteza.
Demorou mais de um mês para o preço do Bitcoin começar a se estabilizar em dezembro, quando caiu mais de US $ 2 mil. Mas o mesmo padrão começou a se desenvolver novamente: o bitcoin passou a ser negociado dentro de um intervalo claro.
O novo intervalo não foi tão apertado quanto o anterior e também mudou com o tempo. Como mostra o gráfico abaixo, entre o Natal e meados de janeiro, o Bitcoin movimentou-se livremente entre $ 4.100 e $ 3.600. Lentamente, o nível de apoio começou a subir, com a melhoria do sentimento do mercado.
Ao longo desse período, o nível de resistência do Bitcoin permaneceu firme na marca de US $ 4.200.
O nível de preço de US $ 4.200 tornou-se uma barreira psicológica fundamental, uma métrica para determinar o desempenho relativo do Bitcoin. “Tecnicamente, o mercado teve o primeiro ponto de resistência em US $ 4.200 BTC e os vendedores estavam focados nesse nível”, disse Iain Wilson, consultor da NEM Ventures.
Como em novembro, o alcance do Bitcoin já estava começando a ficar apertado, tornando a fuga cada vez mais provável. Uma única grande compra poderia ter empurrado o preço do Bitcoin acima do nível de resistência, acionando pedidos de BTC.
“Acredito que o movimento do preço do BTC se deve principalmente ao intervalo de negociação apertado durante várias semanas que ditou uma fuga, de qualquer forma, então um pequeno movimento para cima desencadeou uma alta”, explicou Vaibhav Kadikar, fundador e CEO da CloseCross.
Bitcoin vai continuar Subindo?
Os investidores que compraram esta semana certamente esperam que sim, mas o aumento da volatilidade torna as previsões de curto prazo quase impossíveis. Mas, a julgar pelos últimos seis meses, os preços provavelmente vão se acomodar para encontrar um novo intervalo, talvez em um nível mais alto, no próximo mês, aproximadamente.
Se esta tendência continuar, poderíamos esperar ver pelo menos mais dois movimentos de preços significativos este ano.