Após coletar 119,2 wrapped Ethereum (wETH), equivalentes a R$ 970.000, durante o leilão de um NFT, o ator americano Bill Murray teve sua carteira esvaziada por hackers. Tal montante seria doado para uma instituição de caridade.
Além dos ethers embrulhados em forma de tokens ERC-20, a carteira de Murray também continha alguns NFTs caros, como CryptoPunks e Cool Cats. Apesar disso, estes não foram subtraídos durante o ataque.
Como resposta, um usuário decidiu cobrir a perda e enviou 120 ETH diretamente para a Chive Charities, aponta o CoinDesk. Já a comunidade mostrou-se indignada quanto ao ataque por se tratar de uma ação beneficente.
Bill Murray é hackeado
Conhecido por filmes como Feitiço do Tempo (1993) e Encontros e Desencontros (2003), Bill Murray lançou uma coleção com 1.000 NFTs nas últimas semanas. Um destes, de número #000, seria especial. Além de possuir uma cópia física, os fundos arrecadados por seu leilão seriam destinados a uma instituição de caridade.
Apesar de o leilão ter sido um sucesso, arrecadando 119,2 wrapped Ethereum (wETH), tal carteira foi hackeada nos dias seguintes antes que os fundos fossem enviados para a Chive Charities. Embora a mesma carteira possuísse outros NFTs, incluindo alguns caros como o CryptoPunk #5530, estes não foram roubados pelos hackers.
Sem saber como a carteira foi invadida, a equipe de Murray realizou um boletim de ocorrência em uma delegacia, bem como entrou em contato com a Chainalysis para investigar o caso.
Como reação, a comunidade mostrou-se indignada com o ocorrido. Afinal, embora hacks já façam parte do cotidiano do criptomercado, estes fundos seriam usados para uma boa causa.
“Hackear uma carteira que estava coletando fundos para caridade… Vá procurar o que fazer, de verdade.”
Montante já foi reposto por outro investidor
Já outro usuário, sob o nick Mishap72, sentiu-se tão incomodado com a situação que resolveu doar 120 wETH diretamente à Chive Charities, aponta a CoinDesk, cobrindo o montante que a instituição de caridade receberia antes de Bill Murray ser hackeado.
Sobre o wrapped Ethereum (wETH), embora pareça confuso, esta é uma forma de transformar ETH em um token ERC-20, permitindo que o mesmo possua algumas funções a mais que o ether original, como novos usos do mesmo em contratos inteligentes.
Por fim, nem mesmo pessoas famosas e fundos destinados à caridade estão a salvo no mundo das criptomoedas. Portanto, o conselho é utilizar uma carteira segura para grandes quantias e outra com menos fundos para o dia-a-dia.