Recentemente a Mozilla Foundation lançou um patch para o Firefox corrigindo uma falha de segurança. Samuel Groß, membro da equipe de segurança corretora Coinbase (Coinbase Security), foi o responsável por encontrar a falha de segurança. A vulnerabilidade em questão foi corrigida nas versões Firefox 67.0.3 e Firefox ESR 60.7.1.
Baseado na descrição da falha de segurança, foi concluído que a vulnerabilidade estava sendo explorada em ataques direcionados aos proprietários de criptomoedas. Desse modo, o principal alvo seriam usuários de web wallets, que são wallets acessadas pelo browser (e as menos seguras de todas).
Atualizar o seu Firefox é muito fácil e rápido. Simplesmente vá no menu no canto superior direito e clique em “Sobre o Firefox”. Seu navegador irá atualizar automaticamente na próxima vez que você reiniciar. Ou simplesmente baixe a nova versão no site oficial.
Porque usar o Firefox
Essa falha de segurança já foi corrigida, e isso não é motivo para deixar de usar o Firefox. Em termos de privacidade, é o melhor browser disponível. É um software de código aberto, que contribui para um web livre. Conta com uma enorme equipe de desenvolvedores ao redor do mundo.
O maior navegador mais utilizado no mundo hoje é o Google Chrome, com mais de 57% do mercado de acordo com W3Counter.
O que temos visto é um crescente domínio de grandes empresas na web, como o Facebook e o Google, que estão formando um oligopólio do mercado de propagandas, redes sociais, pesquisas, software (browser/navegador), redes sociais, entre outros.
Facebook está agora inclusive entrando com tudo no mercado de criptomoedas, com a Libra. Por outro lado, o Firefox é um grande concorrente dessas grandes empresas, o qual respeita a sua privacidade de dados, diferente do Google e Facebook.