Aumento dos juros no Japão pode alavancar o Bitcoin, diz ex-Goldman Sachs

Banco Central do Japão elevou os juros para 0,25% nesta quarta-feira (31) enquanto Fed manteve juros entre 5,25% a 5,5%.

Raoul Pal, CEO da Real Vision e ex-Goldman Sachs, acredita que o Bitcoin pode se beneficiar do aumento das taxas de juros no Japão. Nesta quarta-feira (31), o Banco Central japonês elevou os juros em 0,25%, contrariando a tendência vista em outros países do mundo.

O motivo para o Japão estar tomando essa medida é o enfraquecimento de sua moeda. Afinal, enquanto quase todos países do mundo subiram os juros nos últimos anos, o país asiático manteve uma taxa negativa até onde pode, em março desse ano.

Dado isso, muitos investidores realizaram o chamado “carry-trade” durante esse período, pegando empréstimos em iene para comprar títulos de outros países, incluindo dos EUA. Isso causou uma alta no dólar, e outras moedas, frente à moeda japonesa.

Dólar americano valorizou 46% em relação ao iene japonês. TradingView.
Dólar americano valorizou 46% em relação ao iene japonês. TradingView.

Conforme diversos países já estão realizando cortes nos juros e outros se preparando para isso, a tendência é que o iene volte a se valorizar.

Raoul Pal acredita que isso será ótimo para o Bitcoin

Por um entendimento básico da economia, muitos investidores acreditam que um aumento na taxa de juros no Japão pressione o Bitcoin. Afinal, a economia japonesa, quarta maior do mundo, estará mais limitada para investimentos em ativos de risco.

No entanto, o ex-Goldman Sachs Raoul Paul nota que isso pode não ser uma verdade. Como exemplo, ele cita dois exemplos recentes desse movimento.

“Contrariando as opiniões populares no X, nas últimas 2 vezes em que o BoJ (Banco Central do Japão) fortaleceu intencionalmente o iene (2016/2022), os ativos de risco subiram, pois um dólar mais fraco e a intervenção do BoJ representam um afrouxamento das condições financeiras e uma injeção líquida de liquidez. Isso também ajuda a China. Vamos ver…”

Outro que está querendo enfraquecer o dólar é Donald Trump, candidato à presidência dos EUA. A razão seria a impulsão das importações para reduzir o atual déficit comercial.

Portanto, o Bitcoin pode estar sendo visto como um bom investimento tanto no curto prazo, por conta da política monetária japonesa, bem como no médio prazo caso Trump seja eleito e cumpra seu plano.

Fed mantém taxa de juros

Também nesta terça-feira (31), o Banco Central dos EUA manteve as taxas de juros entre 5,25% a 5,5%. Tal decisão já era esperada pelo mercado. No entanto, também espera-se que o Fed realize entre um a dois cortes até o final de 2024.

“É assim que servimos o povo americano”, disse Jerome Powell, presidente do Fed. “Atingindo o nível máximo de emprego e estabilidade de preços.”

Seu pronunciamento pode ser assistido no vídeo abaixo.

Enquanto Powell fala ao vivo, o Bitcoin apresenta leves ganhos de 0,44%, ou seja, otimista que os cortes estão chegando, mas sem nenhuma euforia irracional.

Por fim, assim como todas moedas do mundo, o Bitcoin também é impactado por essas mudanças nas políticas monetárias de potências mundiais. Afinal, elas têm um grande poder na velocidade na qual o dinheiro gira.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Últimas notícias