Embora o Bitcoin já tenha valorizado 65% em 2023, investidores estão preocupados com a liquidez do mercado. Segundo estudo da Kaiko, estamos no nível mais baixo dos últimos 10 meses, pior do que os dias que após a quebra da FTX.
Os motivos para isso são vários. O primeiro, obviamente, seria a falência da FTX. Afinal, a corretora de Sam Bankman-Fried era a segunda maior do mundo por volume e bilhões de dólares de players importantes foram perdidos.
Outra causa foi o fechamento dos três bancos que mais tinham ligação com as criptomoedas, Silvergate, Signature e Silicoin Valley Bank (SVB).
A Silvergate, por exemplo, fechou a Silvergate Exchange Network (SEN), rede usada por corretoras para realizar transações instantâneas a qualquer hora do dia. No ano passado, a SEN moveu US$ 563,3 bilhões, apesar de estarmos em um bear market.
Portanto, o mercado tornou-se mais dependente das stablecoins. No entanto, a quebra do SVB fez a USD Coin (USDC) perder sua paridade com o dólar, ressaltando a dependência do mercado em bancos.
Binance encerra programa de taxa zero para negociação de Bitcoin
Além disso, o encerramento da promoção de taxa zero para negociação de Bitcoin na Binance também diminuiu a liquidez do mercado e aumentou o chamado spread, ou seja, a diferença de preço de compra e venda.
“Com a reintrodução das taxas de taker, os investidores não estão dispostos a pagar um spread mais alto”, comenta o analista da Kaiko. “Isso significa que a liquidez do par BTC-USDT se esgotou na Binance, caindo 70% da noite para o dia, à medida que os criadores de mercado procuram mercados mais lucrativos em outras corretoras e pares.”
Ainda sobre a Binance, o recente processo da CFTC sobre Changpeng Zhao e sua corretora também assusta os investidores. Afinal, dependendo das punições, o mercado pode perder o pouco que lhe resta de liquidez.
Como a falta de liquidez afeta o mercado?
Em suma, quanto menor a liquidez, mais sensível fica o Bitcoin. Afinal, quando um grande player ataca os livros de ofertas, o mercado não consegue absorver essa ordem completa sem mover o preço.
Como consequência, isso pode afastar tanto grandes players como gerar maior volatilidade.
Portanto, investidores estão preocupados com essa métrica divergente à alta do Bitcoin. O mesmo acontece para outras criptomoedas, mas em um grau ainda mais alarmante.