Baixa liquidez do Bitcoin preocupa investidores

Embora o Bitcoin já tenha valorizado 65% em 2023, investidores estão preocupados com a liquidez do mercado. Segundo estudo da Kaiko, estamos no nível mais baixo dos últimos 10 meses, pior do que os dias que após a quebra da FTX.

Os motivos para isso são vários. O primeiro, obviamente, seria a falência da FTX. Afinal, a corretora de Sam Bankman-Fried era a segunda maior do mundo por volume e bilhões de dólares de players importantes foram perdidos.

Outra causa foi o fechamento dos três bancos que mais tinham ligação com as criptomoedas, Silvergate, Signature e Silicoin Valley Bank (SVB).

A Silvergate, por exemplo, fechou a Silvergate Exchange Network (SEN), rede usada por corretoras para realizar transações instantâneas a qualquer hora do dia. No ano passado, a SEN moveu US$ 563,3 bilhões, apesar de estarmos em um bear market.

Portanto, o mercado tornou-se mais dependente das stablecoins. No entanto, a quebra do SVB fez a USD Coin (USDC) perder sua paridade com o dólar, ressaltando a dependência do mercado em bancos.

Liquidez das 10 maiores criptomoedas em forte queda durante crise bancária americana. Fonte: Kaiko.

Binance encerra programa de taxa zero para negociação de Bitcoin

Além disso, o encerramento da promoção de taxa zero para negociação de Bitcoin na Binance também diminuiu a liquidez do mercado e aumentou o chamado spread, ou seja, a diferença de preço de compra e venda.

“Com a reintrodução das taxas de taker, os investidores não estão dispostos a pagar um spread mais alto”, comenta o analista da Kaiko. “Isso significa que a liquidez do par BTC-USDT se esgotou na Binance, caindo 70% da noite para o dia, à medida que os criadores de mercado procuram mercados mais lucrativos em outras corretoras e pares.”

Encerramento do programa de taxa zero da Binance também afetou a liquidez do mercado. Fonte: Kaiko.

Ainda sobre a Binance, o recente processo da CFTC sobre Changpeng Zhao e sua corretora também assusta os investidores. Afinal, dependendo das punições, o mercado pode perder o pouco que lhe resta de liquidez.

Dominância da Binance segue crescendo e processo da CFTC é uma grande preocupação para investidores.

Como a falta de liquidez afeta o mercado?

Em suma, quanto menor a liquidez, mais sensível fica o Bitcoin. Afinal, quando um grande player ataca os livros de ofertas, o mercado não consegue absorver essa ordem completa sem mover o preço.

Como consequência, isso pode afastar tanto grandes players como gerar maior volatilidade.

Profundidade de mercado de 2% chega ao seu menor nível dos últimos 10 meses. Fonte: Kaiko.

Portanto, investidores estão preocupados com essa métrica divergente à alta do Bitcoin. O mesmo acontece para outras criptomoedas, mas em um grau ainda mais alarmante.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Últimas notícias