Os analistas por trás da popular conta do Twitter Whale Alert avisaram recentemente que uma baleia adormecida com 80,000 Bitcoins na carteira pode fazer com que o preço do bitcoin caia absurdamente.
Durante uma entrevista com a startup de criptomoedas SFOX, os analistas por trás da conta notaram que a carteira inativa possui cerca de US $750 milhões (R$ 3.1 bi) parados desde 2011, e que se a pessoa decidir vender essas moedas, os preços podem cair muito.
Durante a entrevista, afirmaram:
Somente esse endereço – se é realmente uma baleia que está segurando suas moedas há tanto tempo sem fazer nada com elas – se eles decidirem: ‘Ok, vamos vendê-las’, isso destruiria o mercado completamente.
Acrescentaram logo em seguida, no entanto, que não é certo que os Bitcoins nessa carteira não possam estar simplesmente perdidos, pois não se sabe se a pessoa que a tinha perdeu a chave privada ou se sequer está viva. O que podemos fazer, afirmaram, é ir monitorizando o endereço.
De acordo com dados da BitInfoCharts, a carteira tem cerca de 0.44% de todos os Bitcoins em circulação, e tem recebido pequenas quantias praticamente todos os dias. Estas podem vir de usuários apenas testando funcionalidades, ou de quem esteja a tentar perceber quem está por trás do endereço.
Quedas de preços relacionadas com movimentos de “baleias” (players com posse de grande volume de bitcoin) no mundo das criptomoedas não são nada de novo. Ainda este ano o Livecoins noticiou que uma baleia movimentou um bilhão de dólares em Bitcoin, numa transação que segundo os analistas acabou por ir para um corretora e levou a uma queda de 15% no preço do Bitcoin.
No mês passado um dos maiores sites de pornografia infantil da darknet, o Welcome to Video, foi derrubado e alguns dos bitcoins confiscado foram parar na Binance. O Whale Alert identificou que 10,000 BTC foram enviados para a corretora, e que “quase imediatamente depois dessa transação o preço da moeda digital caiu.”
Dados da Binance mostram o que aconteceu assim que os Bitcoins chegaram à corretora.
É importante salientar que grandes detentores de Bitcoin ativos no mercado estão comprando cada vez mais, especialmente quando os preços caem. Além disso quedas devido a grandes vendas são por norma localizados em corretoras e têm recuperações rápidas.
Em 2017, uma baleia de Ethereum vendeu “vários milhões de dólares” de ETH na correta GDAX, agora conhecida como Coinbase Pro, e fez com que o preço da criptomoeda caísse de US $319 para US $0.10 em segundos. A recuperação levou, também, segundos.