O Livecoins obteve acesso a uma vaga que pode demonstrar o interesse dos grandes bancos do Brasil nas novas tecnologias financeiras. Isso porque, o Banco BV, um dos maiores bancos privados do país, quer contratar um especialista em blockchain e Web3, com foco no trabalho junto ao Drex.
Para trabalhar em São Paulo (SP), o profissional interessado na vaga pode ser negro, mulheres também podem participar, LGBTQIA+, pessoas com deficiência, entre outros. O banco destaca que apoia a diversidade no mercado financeiro para esta posição.
Embora o salário não esteja divulgado, tudo indica que o especialista deve ter amplos conhecimentos em tecnologia blockchain.
“Estamos em busca de uma pessoa Especialista em Blockchain/Web3 para integrar nossa equipe de arquitetura e contribuir com o projeto DREX Real Digital. A pessoa candidata ideal deve ter experiência comprovada em tecnologias de blockchain e consórcios, além de uma visão sólida de frameworks de arquitetura como TOGAF, C4 e BIAN.”
Profissional especialista em blockchain e Web3 deverá propor melhorias para o Drex, o Real em formato digital
Desde que o Banco Central do Brasil começou a investigação sobre o uso de uma CBDC no país, vários bancos privados se envolveram na construção do projeto. Assim, tudo indica que as fases de testes entre estas instituições já começou, enquanto o Drex está em sua segunda fase piloto.
Para trabalhar junto ao Banco BV na vaga de especialista em blockchain e Web3, o candidato deve ter conhecimento desta realidade. Além disso, deverá desenhar, testar e implementar soluções de blockchain para o projeto DREX Real Digital.
O profissional ainda deverá ter amplo conhecimento em sistemas distribuídos, containers, Kubernetes e Spring Boot, além da blockchain e Web3. Experiência com metodologias ágeis e DevOps também são exigidas para a posição.
Bancos antenados no mercado de criptomoedas
A realidade do mercado de criptomoedas já se tornou comum dentro de bancos de vários países. Além dos projetos de CBDC dos bancos centrais, muitos bancos já começaram a disponibilizar a própria negociação de criptos para seus clientes.
No Brasil, bancos digitais como Nubank e Mercado Pago saíram na frente ao disponibilizar a nova modalidade de investimentos.
Além disso, há uma tendência global de bancos comprarem bitcoin para suas reservas de valor, como foi o caso do maior banco da Itália, que fez o movimento nos últimos dias.
Com novas vagas para profissionais do setor em bancos, tudo indica que quem buscar esta capacitação pode encontrar um bom nicho de trabalho, em pleno crescimento global.