O banco Capitual, parceiro de saques e depósitos da Binance no Brasil, comentou sobre os problemas que preocuparam investidores brasileiros na última sexta-feira (17). Isso porque, ao buscar a plataforma para realizar resgate de valores, muitos receberam a mensagem de “manutenção”.
Dessa forma, ficou claro que as transferências bancárias feitas para a Binance estavam paralisadas. Ao travar os saques, a Binance não explicou muito sobre o problema e disse apenas que estava em manutenção.
Em nota ao Livecoins, a corretora disse que está para trocar o atual parceiro de pagamentos no Brasil, que é o Capitual. Não está claro quem será a empresa, mas é possível que seja a Sim;paul, empresa que detém autorização da CVM e Banco Central do Brasil para operar, mas que ainda não foi totalmente incorporada pela Binance.
“A exchange destaca que vai promover uma transição suave nas próximas semanas e que está tomando todas as medidas necessárias, incluindo legais relacionadas à Capitual, para assegurar que os usuários não sejam afetados negativamente pela mudança.”
Em julho de 2021, o Banco Capitual pediu autorização ao Bacen também, instituição essa que trabalha em 48 países e se considera o primeiro banco híbrido do Brasil a oferecer serviços tradicionais e com criptomoedas. A parceria com a Binance durou alguns anos e pegou o mercado brasileiro de surpresa pela sua inesperada rescisão.
O que diz o Banco Capitual sobre os problemas de saques na Binance?
Em nota ao Livecoins, o Banco Capitual disse que segue trabalhando normalmente em parceria com a KuCoin e Huobi, mas que aguarda a resolução para permitir os saques da Binance novamente.
Nos últimos 45 dias, sua plataforma foi adequada a uma determinação do Banco Central, que entrou em vigor no dia 16 de junho de 2022.
“O Capitual informa que os serviços prestados às exchanges internacionais com as quais tem parceria estão funcionando normalmente. Atendendo a uma determinação do Banco Central, o Capitual trabalhou nos últimos 45 dias em uma adequação de sua plataforma tecnológica para reforçar controles e maior segurança nas operações envolvendo criptomoedas. Essa adequação entrou em vigor no último dia 16/6.
As exchanges parceiras KuCoin e Huobi adequaram seus sistemas às modificações ocorridas na plataforma do Capitual e os serviços prestados a seus usuários em transações com reais acontecem regularmente. No caso da Binance, o Capitual aguarda informações sobre essa adequação.
O Capitual pauta sua atuação pelo cumprimento da legislação e requisições dos órgãos reguladores e está comprometido com as medidas de combate à lavagem de dinheiro e financiamento de atividades ilícitas no mercado de criptomoedas. Desta forma, entende que as exigências de órgãos regulatórios , como o Banco Central, são mandatórias para sua operação e de seus parceiros comerciais.“