O Yuan Digital, a moeda digital da China, continua sendo líder na corrida dos bancos centrais para lançar uma criptomoeda própria. Novas informações apontam que os EUA finalmente “acordaram” para a situação e o FED (Sistema de Reserva Federal dos EUA) está realizando testes com uma moeda digital.
De acordo com a Bloomberg, o FED está realizando experimentos com um possível Dólar Digital, por enquanto apenas em caráter de pesquisa. Apesar de ser uma notícia muito interessante, foi ressaltado que não existe nenhum plano para realmente desenvolver e lançar o dólar Digital e que isso exigiria um processo extenso entre o governo e legisladores.
Durante um evento virtual sobre tecnologia na última quinta-feira, a Governadora do FED, Lael Brainard afirmou que além do time interno, equipes de pesquisadores de Boston e do MIT estão engajados em um “esforço multianual para criar e testar uma moeda digital hipotética para uso pelo Banco Central.”
“O que aprendermos com essa colaboração vai ser publicado, e qualquer código base que for desenvolvido através desse esforço vai ser oferecido como um software de código aberto para qualquer um que quiser fazer experimentos.”
De acordo com Brainard, as instituições envolvidas estão trabalhando com pesquisas na blockchain há muito tempo para tentar entender como um Banco Central pode utilizar essa tecnologia para criar um dólar digital, além do efeito que isso poderá causar no sistema financeira.
“Nós estamos nos esforçando para entender as significantes implicações das moedas digitais e de moedas digitais de banco central ao redor do mundo.” Ela também acrescentou que, por causa da importância do dólar como reserva mundial de valor, o FED tem um papel muito importante em pesquisar e desenvolver as tecnologias de CBDC.
Um dos líderes do projeto, James Cunha, vice presidente do Boston FED, explicou que agora o foco é desenvolver os primeiros passos e criar um software que possa atender todas as necessidades do projeto para um país tão grande quanto os Estados Unidos.
Como é de se imaginar, um dos principais desafios do projeto é lidar com a necessidade transacionar grandes quantidades de dinheiro para o exterior e em operações interbancárias.
No entanto, enquanto os EUA estão entrando em fase inicial de um projeto do tipo, a China e outros países asiáticos já estão bem mais avançados em relação a uma CBDC.
Mas valo notar aqui que o dólar ainda é a mais influente e poderosa moeda fiduciária do mundo. Uma versão digital do dólar pode fazer muita diferença no sistema financeiro futuro.