Banco Central Europeu está estudando lançar o Euro Digital

Começou a corrida para migrar o sistema fiduciária para o meio digital, indo desde soluções mais simples como o PIX, ou mais complexos como o já citado Yuan Digital, da China.

Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu, órgão responsável pelo controle do Euro em toda a região que a moeda abrange, afirmou que o compromisso da instituição é com a moeda fiduciária e que está pronta para fazer de tudo para explorar ao máximo essa ferramenta. E isso inclui, obviamente, a consideração de criar o Euro Digital para que a moeda continue sendo competitiva e um dos principais padrões em todo o mundo.

Em um post no Twitter, a presidente do Banco Central Europeu esclareceu algumas das medidas que estão sendo adotadas pela instituição para continuar garantindo o Euro como uma das moedas mais fortes do mundo.

O BCE está muito interessado em começar a desenvolver um Euro Digital, acompanhando assim outros países, como a China e a Coreia do Sul.

“Nós começamos a explorar a possibilidade lançar o euro digital. Quanto mais os europeus estão adotando os meios digitais para gastar, poupar e investir, nós devemos estar preparados para emitir o euro digital, caso seja necessário.”

O tuíte também informa que a entidade está buscando a opinião do público em relação a essa decisão. Vale ressaltar que a atual crise ofereceu uma nova perspectiva para muitos e o fato da China estar correndo para desenvolver a sua própria Moeda Digital de Banco Central (CBDC) colocou muitos outros países em alerta em relação a soberania do dólar e outras moedas.

Durante as publicações Christine Lagarde também destacou a atuação da Europa em relação à atual crise.

“A Europa está indo para um novo modelo para lidarr com crises. Quando fomos confrontados com o maior choque econômico desde a Segunda Guerra Mundial, nós mostramos que ao agir em união nós conseguimos trazer o melhor para os cidadãos europeus. Isso é algo que devemos nos orgulhar.”

Euro digital segue a tendência mundial

A Libra, projeto do Facebook, trouxe um grande choque para o setor financeiro, com diferentes bancos centrais temendo que uma empresa pudesse se tornar o principal emissor de um dinheiro amplamente utilizado em todo o mundo.

Então começou a corrida para migrar o sistema fiduciária para o meio digital, indo desde soluções mais simples como o PIX, ou mais complexos como o já citado Yuan Digital, da China.

A Zona do Euro agora passa a demonstrar interesse em tornar a moeda fiduciária em um CBDC, para não ficar para trás nessa corrida. Curiosamente o Banque de France já realizou alguns testes bem-sucedidos com a possibilidade de digitalizar o euro.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Últimas notícias

Últimas notícias