Recentemente o Facebook, que controla o WhatsApp, anunciou o WhatsApp Pay, uma solução para transferir valores entre usuários do aplicativo de mensagens. O serviço foi proibido no Brasil por determinação do Banco Central, agora o BC afirmou que o WhatsApp Pay poderá funcionar no país.
Inicialmente o WhatsApp Pay passou por um certo escrutínio do Banco Central para que o órgão pudesse analisar e preservar um ambiente competitivo adequado e que assegure o funcionamento de um sistema de pagamentos interoperável, rápido, seguro, transparente e barato.
Após diferentes reuniões sobre o assunto, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, confirmou a liberação do funcionamento do aplicativo no Brasil em um evento realizado pela Bloomberg na última quarta-feira (2).
Ao participar do Bloomberg Emerging + Frontier, o presidente do BC disse que o recurso será aprovado pela instituição após ter passado por um processo regulatório comum a esses produtos.
De acordo com as informações, o processo regulatório teve como foco justamente as preocupações citadas antes: A proteção de dados dos usuários e avaliar a competitividade e concorrência do aplicativo.
O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado no mundo inteiro, com isso, o WhatsApp Pay pode alcançar centenas de milhões de pessoas só no Brasil, o que pode ser algo muito influente no mercado, como argumentou Campos Neto.
Essa grande influência, além do fato de que o serviço concorreria diretamente com o Pix e outros aplicativos, tornou o processo regulatório necessário.
WhatsApp Pay facilitará micropagamentos
O WhatsApp Pay traz um sistema de pagamento bem similar a outros serviços e transferências já disponíveis no Brasil, como o PicPay e até mesmo o PayPal. No entanto, a sua integração com o aplicativo de mensagens vai tornar todo o funcionamento ainda mais dinâmico.
Durante uma conversa entre duas pessoas será possível solicitar um pagamento com a mesma facilidade que é enviado uma foto ou arquivo. Também é possível realizar uma transferência entre contas de forma bem descomplicada.
Ao escolher a opção e pagamento, o usuário escolhe um cartão cadastrado e digita a sua senha para transacionar o valor escolhido.
O aplicativo possui bastante vantagens para empreendedores individuais que usam o WhatsApp para fechar vendas e se comunicar com seus clientes.