O clube de futebol Barcelona lançou seu próprio token para fãs, com ajuda da criptomoeda Chiliz (CHZ), que teve seu preço disparado. O Barça passa a ser o segundo clube da Espanha, que joga na La Liga, a ter seu próprio token.
Antes do Barcelona, o Atlético de Madri, um de seus maiores rivais no esporte, já havia feito a emissão. Além disso, a Juventus e a Roma, da Itália, e Paris Saint-German, da França, já possuem seus próprios tokens.
Os grandes clubes europeus enxergam na oportunidade uma nova forma de rentabilizar seus negócios. Na Europa, o Barcelona é considerado um dos maiores clubes da história, com tradição e grandes ídolos no esporte.
O clube certamente se mostrou entusiasmado com a novidade, que reforça seu posicionamento no mercado digital. A parceria foi anunciada nesta quinta (13).
Plataforma Socios.com lança token de Barcelona FC com apoio de criptomoeda Chiliz
Atualmente na segunda colocação da La Liga, atrás do Real Madrid, o Barcelona é um dos maiores clubes da Espanha. Sua tradição é notória no esporte, um clube que já foi importante na vida de grandes jogadores brasileiros.
A novidade agora é que o Barcelona fechou a parceria com a criptomoeda Chiliz, que ajuda clubes de futebol na emissão de token para fãs. A parceria foi anunciada nesta quinta (13), no site oficial da plataforma Socios.com.
O token terá o símbolo $BAR, criado para ser utilizado na comunidade digital de fãs do clube. Com o BAR, os torcedores terão um engajamento maior com o clube, participando de estratégias de marketing e recebam recompensas.
Os Barça Fan Tokens estarão disponíveis no segundo trimestre de 2020. 40 milhões serão disponibilizados, com cada $BAR custando €2 no ponto de venda inicial.
Preço da Chiliz disparou no criptomercado
Os torcedores do Barça podem ainda não ter visto a novidade, ou até se interessado por ela. Mesmo assim, a comunidade de criptomoedas já mostrou interesse pelo negócio da Chiliz.
A alta procura pelo token fez com que o preço da criptomoeda CHZ disparasse após a parceria com o Barcelona. Atualmente, a Chiliz é a criptomoeda número 74 em valor de mercado, valendo U$ 0,018 por unidade. Em real, a moeda é cotada em cerca de R$ 0,079, com alta de 56% nas últimas 24 horas.
De acordo com dados do CoinMarketCap, a Chiliz tem seu maior mercado feito pela corretora Binance. Por lá, o par CHZ/BTC responde por 69% das transações, com mais 20% no par CHZ/USDT. Em resumo, os traders da Binance foram responsáveis por movimentar 89% do mercado da moeda nas últimas horas.
Além disso, a motivação pela alta procura do token Chiliz é que apenas com este é possível comprar o $BAR, token do Barcelona. Como a moeda do Barcelona irá sair no segundo semestre de 2020, os atuais compradores podem estar comprando no momento visando uma valorização futura.
Finalmente, a empresa por trás da Chiliz mostrou entusiasmo com a super parceria com o Barcelona. A base de fãs do clube é mundial, o que pode atrair mais pessoas para este mercado.
Com mais de 300 milhões de fãs em todo o mundo, os fãs do Barça abrangem países e culturas. O clube é sem dúvida o clube de futebol mais conhecido e apoiado do mundo e mal podemos esperar para ver seus torcedores começarem a influenciar as decisões do clube. A adição de fãs do FC Barcelona à comunidade global Socios.com nos aproxima um passo do nosso objetivo de adoção principal do blockchain.