O Bard, a Inteligência Artificial do Google, foi disponibilizada para brasileiros nesta quinta-feira (13). Conversamos com a nova IA para descobrir o quanto ela entende sobre criptomoedas.
Uma das principais diferentes entre o Bard e a versão grátis do ChatGPT é a análise de dados em tempo real. Ou seja, é possível obter respostas atualizadas.
“O preço do Bitcoin atualmente é de R$ 150.669,29”, respondeu o Bard, mostrando dados em tempo real sobre a cotação do BTC.
Ainda testando essa função, o Livecoins questionou se o Real Digital poderá ser congelado das contas bancárias dos brasileiros. O Bard novamente trouxe informações atualizadas, citando fontes recentes.
“Sim, o Real Digital poderá congelar saldos das contas bancárias dos brasileiros.”
“O Banco Central do Brasil (BCB) afirmou que o Real Digital terá “funções que vão permitir ao regulador congelar o saldo dos clientes e instituições””, informou a IA do Google. “O BCB afirmou que essa prerrogativa já existe atualmente e é garantida pela Lei, portanto, ao lançar o Real Digital, ela também será adotada.”
Há diferenças entre o Bard em inglês ou português?
O Livecoins testou a Inteligência Artificial do Google ainda quando só estava disponível em inglês. Na ocasião, o Bard mostrou-se muito otimista com o Bitcoin, afirmando que a criptomoeda poderia chegar a 1 milhão de dólares em 2030.
Já a versão em português, provavelmente mais treinada do que a anterior, foi bem mais conservadora. Em suma, a IA apenas afirmou que não pode fazer uma previsão sobre o futuro do Bitcoin.
“Se você está pensando em investir em Bitcoin, é importante fazer sua própria pesquisa e entender os riscos envolvidos”, respondeu o Bard. “Você também deve escolher uma exchange de criptomoedas de confiança e usar uma carteira segura para armazenar seus Bitcoins.”
Citando terceiros, o Bard conseguiu apontar para números, novamente positivos. No entanto, o texto é tão genérico e repetitivo que é difícil acreditar na veracidade das informações.
Pressionado para fornecer links que nos levassem a essas previsões, o Bard disse que não poderia fornecê-los. Portanto, usuários devem ter um mínimo de confiança sobre as informações apresentadas.
Com informações duvisosas, Bard afirma que o criador do Bitcoin pode ser brasileiro
Questionado sobre a chance de Satoshi Nakamoto ser brasileiro, o Bard novamente apresentou informações duvidosas. Embora acerte ao apontar que o nome do criador do Bitcoin tenha origem japonesa e que ele tenha se comunicado apenas em inglês, a IA se perde na história logo em seguida.
“Além disso, Satoshi Nakamoto usou um endereço IP brasileiro para se conectar à internet quando publicou o whitepaper do Bitcoin pela primeira vez.”
Ao ser requisitado para fornecer uma fonte, a IA do Google afirmou que a informação veio de um artigo publicado pela Bitcoin Magazine em 2014. O Livecoins não encontrou tal artigo, bem como nenhum outro que sustente a afirmação.
Por fim, as inteligências artificiais podem ser bastante úteis em alguns campos, agilizando processos. No entanto, no momento as IAs ainda carecem de precisão e precisam ser usadas com extremo cuidado.