O Banco Central do Brasil (BCB) marcou um evento para os próximos dias para discutir sobre o Real digital, com presença de representantes do BIS, Banco da França e JPMorgan.
Iniciados em julho de 2021, a série de eventos sobre o tema da moeda digital nacional contará ao todo com sete encontros. Como já ocorreram cinco debates públicos sobre o Real digital, este será o sexto e penúltimo encontro.
Durante os eventos já passaram vários especialistas em meios de pagamentos, fintechs, bancos, entre outros, que estão interessados em conhecer e participar da tecnologia de pagamentos a ser desenvolvida pela autarquia.
O chamado Real digital será criado com a tecnologia CBDC, estudada por vários bancos centrais pelo mundo.
BCB marca encontro sobre Real digital com presença do BIS, Banco da França e JPMorgan
O Banco Central do Brasil caminha para finalizar neste mês de novembro os eventos sobre o Real digital, sendo os dois últimos encontros esperados para ocorrer até o final do mês.
Assim, o penúltimo já tem data marcada, sendo que na próxima quinta-feira (11) a autarquia federal brasileira discutirá sobre “Integração internacional”. Esse tema deverá abordar sobre quais os planos da tecnologia de ser integrada com moedas de outros países, um dos objetivos perseguidos inclusive em um recente comunicado do G20.
Dessa forma, para conversar com o Banco Central do Brasil sobre o assunto, foram convidados Andrew McCormack (BIS/Cingapura), Claudine Hurman (Banco da França) e Naveen Mallela (Onyx – J. P. Morgan Chase & Co).
O BIS é considerado o banco central dos bancos centrais e já emitiu uma série de relatórios para que esses órgãos públicos pelo mundo regulem o setor de criptomoedas, assim como emitam suas CBDCs. Já o Banco da França é o BC daquele país, que também estuda o desenvolvimento da sua própria versão de moeda digital.
Objetivo é considerar estratégias para desenvolver Real digital
Segundo a autarquia já havia sinalizado ao mercado brasileiro quando anunciou a série de encontros, o objetivo deste é considerar os requisitos e estratégias necessárias ao desenvolvimento do Real digital. A intenção assim é entender melhor como essa moeda será integrada a sistemas de pagamentos internacionais.
“O objetivo desse webinar é considerar os requisitos e estratégias necessárias ao desenvolvimento de um real digital que permita a sua integração a sistemas de pagamento internacionais.”
Para participar deste evento não é necessário inscrições, sendo que será transmitido pelo YouTube do Banco Central do Brasil, das 09:30 às 10:30 horas. A moderação do evento ficará a cargo da Chefe do Departamento de Assuntos Internacionais, Fábia Aparecida de Carvalho.
O último evento, ainda sem data marcada, será sobre o tema de “Tecnologias para emissão e compatibilidade com arranjos existentes“.