Enquanto o Euro está em seu maior nível de inflação da história, de 8,5% ao ano, o Banco Central Europeu (BCE) decidiu brincar com a situação, mas acabou irritando cidadãos da zona do euro.
Conforme o Dia dos Namorados acontece nesta terça-feira (14) na Europa e outros países, o BCE decidiu mandar um poema nas redes sociais, mas tocou em um assunto delicado, a inflação.
“Rosas são vermelhas
Violetas são azuis
Nós vamos manter o rumo
E reverter a inflação para 2”
Roses are red
Violets are blue
We will stay the course
And return inflation to 2#ValentinesDay ❤️🥰 pic.twitter.com/seWC9tfDFg— European Central Bank (@ecb) February 14, 2023
Além de ter caído para baixo de 1 dólar no final do ano passado, a inflação do Euro segue em alta. Segundo dados, este é o período em que a moeda comum da União Europeia mais perdeu valor nas últimas décadas.
Cidadãos se irritam com BCE fazendo piada enquanto sua moeda desvaloriza
Enquanto diversas pessoas classificaram o poema como “cringe”, ou seja, vergonhoso, outros pegaram mais pesados, criticando a posição do BCE em um momento tão crítico da economia.
“Isso tudo é uma piada para você?” questionou um investidor de Bitcoin. “Você se importa com as famílias e empresas familiares afetadas por suas políticas irresponsáveis?”
Além de diversos emojis de palhaço, afirmando que estamos sendo governados por palhaços, algumas respostas questionaram quanto tempo levaria para o BCE conseguir trazer a inflação do euro de volta para 2% ao ano. Os mais vacinados, por assim dizer, recomendaram o Bitcoin como uma saída.
“Compre bitcoin ANTES de precisar dele”, escreveu um.
“Compre bitcoin e leve-os à falência”, escreveu outro.
“Quando um esquema Ponzi está prestes a ruir, mensagens como essa sempre saem do departamento de marketing”, acrescentou um italiano afetado pela desvalorização do euro.
Quando uno schema ponzi sta per fallire escono sempre messaggi come questo dal reparto marketing👍https://t.co/fYKLO2CRes
— Davide. 🗝️🦉 (@davide_bkct) February 14, 2023
Inflação dos EUA também não dá trégua e Bitcoin sobe
Assim como o euro, o dólar também está sofrendo com a inflação. Segundo dados publicados pelo governo americano nesta terça-feira (14), a inflação mensal de janeiro chegou a 0,5%, totalizando 6,4% nos últimos doze meses. Ou seja, algo bem distante da meta anual de 2% do Fed.
O Bitcoin chegou a recuar 1%, assim como outros investimentos, com a notícia. No entanto, disparou nas horas seguintes, voltando a ser negociado acima dos US$ 22.000 após uma valorização de 2,5%.
Portanto, ainda que bancos centrais tenham o aumento na taxa de juros como uma arma contra a inflação, esta não parece estar gerando resultados imediatos. Quanto ao médio prazo, podemos presenciar recessão ou mais inflação.