Um dos principais nomes do mercado financeiro tradicional do Brasil, o criador e CEO da XP, Guilherme Benchimol, fez uma declaração onde incentiva o investimento em criptomoedas. Para ele, todo investidor deve ter em parte do seu portfolio uma exposição a criptomoedas.
Sua declaração pró-Bitcoin e criptomoedas aconteceu durante uma live do jornal Valor Econômico que aconteceu nesta quarta (13).
Durante a sessão de perguntas e respostas da live, o CEO da XP foi questionado sobre sua visão em relação as criptomoedas:
“Eu tenho uma parte minha otimista e a outra pessimista. Acho que todo mundo deveria ter algum tipo de exposição a esse ativo, mas eu diria que a chance de dar certo é de 50%. Eu diria que é uma reserva de valor similar ao ouro, mas é digital”, disse ele.
Benchimol durante sua entrevista destacou que o Bitcoin e as criptomoedas em geral, são ativos muitos voláteis, por isso segundo ele o investidor precisa ter uma exposição relativamente pequena nesse tipo de ativo.
Para finalizar a resposta ele disse que não tem muita opinião, já que não é um especialista no assunto e que deu uma opinião como um investidor individual.
“Talvez o meu otimismo, e por isso que eu coloco 50%, é talvez a capacidade desse “ativo”, dessa “commodity” na verdade, se transformar de fato em meio de pagamento. Então se isso acontecer a longo prazo, acho que tem, acho que de fato (SIC) a gente conseguiria ter uma transformação, no meio financeiro mundial. Obviamente isso tá muito longe de acontecer, mas eu acho que talvez esse caminho, seja um caminho que me deixe otimista, apesar de eu ter muitas dúvidas”. Completou.
Apesar do CEO da XP declarar que não entende muito sobre o assunto e que não é um especialista, sua opinião sobre as criptomoedas tem grande relevância no mercado, tanto para pessimistas quanto para otimistas, mas especialmente para aqueles que veem na criptomoeda a transformação que Benchimol relatou que pode acontecer.
Sua opinião acerca da possibilidade de 50% que o Bitcoin pode realmente revolucionar o sistema financeiro tradicional é um possibilidade real, afinal o mundo está convergindo para o digital, portanto há uma grande possibilidade de que esses 50% possa verdadeiramente se concretizar.
Nesse sentido poderíamos até comparar a história do Bitcoin, com a história de um “cara” e seu sócio com apenas R$ 20.000 no bolso, tendo que convencer as pessoas a acreditarem nele. As chances desse homem se tornar um bilionário era de bem menos de 50%, talvez menos de 1%.
Veja o vídeo abaixo: