O novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, “congelou” a proposta de regular as carteiras de criptomoedas que havia sido sugerida pelo ex-secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steve Mnuchin.
A proposta foi amplamente criticada porque obrigaria as corretoras a declarar a identidade dos proprietários de carteiras para qual os usuários transferissem valores superiores a US $ 3.000.
Teria sido muito difícil, senão impossível, para as corretoras cumprirem a regra. Também poderia ter sido um freio ao desenvolvimento da indústria nos Estados Unidos, em benefício do câmbio estrangeiro.
Biden congelou todas as propostas de regulação que ainda não foram aprovadas para que o novo governo possa avaliá-las.
President Biden has frozen all agency rulemaking pending further review. This includes former Secretary Mnuchin's proposal on "unhosted wallets."
We fought hard & earned the right to take a breath & reset. Janet Yellen isn't Steve Mnuchin. I'm optimistic.https://t.co/0EAmYhbqa5
— Jake Chervinsky (@jchervinsky) January 21, 2021
Entre todas está a proposta de última hora da administração Trump exigindo rastreamento e vigilância de retiradas de bitcoins para carteiras não custodiastes.
A proposta atraiu muito debate por sua clara invasão completa de privacidade e pelo fato de sua implementação ser impraticável, pois é difícil verificar a propriedade dos endereços.
Não é uma vitória para o mercado
O que Biden planeja fazer com esta proposta ainda está para ser visto, mas o novo governo está obviamente muito ocupado, especialmente à luz da economia em crise.
Não está claro, no entanto, se o governo vai aprovar a regra que tem atraído forte oposição de grandes players do mercado, como a Coinbase, a maior corretora de criptomoedas dos EUA.
O congelamento não é uma vitória para o mercado, pelo contrário, a proposta agora passará para as mãos da nova secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, que não pode ser considerada uma entusiasta das criptomoedas.
A proposta foi projetada para combater o uso de criptomoedas para fins ilícitos. A mesma preocupação parece estar motivando Janet Yellen, que disse a mesma coisa nos últimos dias. O setor de criptomoedas vai, provavelmente, enfrentar tempos difíceis pela frente.