A campanha do presidente dos EUA, Joe Biden, parece querer seguir os passos de Donald Trump e está planejando aceitar doações em criptomoedas. Fontes revelaram ao The Block que as discussões envolvem a corretora Coinbase, que possui uma plataforma que permite a comerciantes e organizações receberem pagamentos em diversas criptomoedas.
Conforme Trump tem se tornado o candidato preferido dos investidores em criptomoedas, Biden pode atrair eleitores do mercado, uma base de apoio crescente e influente.
O movimento é visto como uma forma de mostrar que a administração Biden não é contrária à indústria de criptomoedas, principalmente após o presidente americano vetar o SAB 121, um projeto de lei que ajudaria o mercado de criptomoedas nos EUA.
Bitcoin e criptomoedas podem decidir eleições nos EUA
Fontes próximas à campanha de Biden indicam que existe um esforço para atrair votos da comunidade de criptomoedas, uma vez que a eleição presidencial dos EUA se aproxima e promete ser decidida por margens mínimas.
“Eles estão atentos às questões de criptomoedas e buscando formas rápidas de demonstrar apoio à indústria”, afirmou um consultor político familiarizado com as discussões.
“As pessoas do círculo interno e externo [de Biden] estão dizendo à equipe de Biden: ‘se você ficar quieto nessa coisa de criptomoedas e não se atualizar, você pode perder a eleição’”, disse uma fonte ao the Block.
Além de ser uma estratégia de financiamento, a decisão de aceitar doações em criptomoedas também seria uma forma de conseguir apoio de eleitores que valorizam a inovação financeira e a liberdade associada às moedas digitais.
A equipe de Biden parece estar reconhecendo a importância de se alinhar com esses eleitores para não perder terreno para Trump, que já abraçou abertamente a causa cripto e tem falado constantemente sobre o assunto em suas redes sociais.
No momento da redação deste artigo, o assunto é visto como rumor e a campanha de Biden ainda não fez nenhum anúncio oficial sobre a aceitação de doações em criptomoedas, mas as discussões sinalizam que o Bitcoin pode decidir as eleições americanas.
Conforme comitês políticos (super PACs) pró-criptomoedas arrecadam milhões em fundos, fica claro que os ativos digitais podem desempenhar um papel inédito e decisivo na próxima eleição americana.
Seja como for, a possível aceitação de criptomoedas por Biden reforça a dinâmica da política atual, onde cada voto, cada dólar e agora, cada centavo em bitcoin, contam.