Arthur Hayes, fundador da corretora BitMex, está confiante de que as Inteligências Artificiais (IAs) dominarão os mercados em breve. Em longo texto de 18 minutos de leitura, publicado nesta quinta-feira (27), o bilionário fez previsões e recomendou criptomoedas que podem decolar.
Seu artigo é uma continuação de outro texto publicado no início do mês, chamado “Massa”. Na ocasião, Hayes defendeu que o Bitcoin seria a criptomoeda escolhida e usada por IAs.
No entanto, agora o bilionário citou outros projetos que se beneficiarão com a evolução das IAs, que poderão dominar o mercado por serem mais eficientes do que os modelos atuais.
A teoria de Arthur Hayes sobre Inteligência Artificial e criptomoedas
Como exemplo de sua tese, Arthur Hayes citou a “PoetAI”, um projeto que NÃO existe, para mostrar como as Inteligências Artificiais poderão usar as criptomoedas em seu dia-a-dia.
Em suma, a PoetAI usaria criptomoedas para comprar poesias (e mais tarde, romances) e assim aumentar a sua base de dados. Mais tarde, a IA começaria a criar os seus próprios textos, que seriam vendidos.
Para dividir o lucro desses textos, a PoetAI criaria seu próprio token, o POET (nome fictício), também dando início a uma Organização Autônoma Descentralizada (DAO), o que reduziria gastos em disputas.
A partir daqui, Hayes começa a defender o Ethereum (ETH) como principal oportunidade de investimento. Embora existam opções mais baratas, em taxas, o bilionário acredita que o Ethereum será a rede que abrigará tais transações.
“Em vez de escolher uma jurisdição, a PoetAI escolheria a blockchain pública na qual deseja implantar sua DAO”, disse Arthur Hayes, apontando que a IA escolheria o Ethereum. “Sou um pouco maximalista de ETH quando se trata de precisar de utilidade real em uma [blockchain de] primeira-camada.”
“Embora os investidores possam ganhar dinheiro negociando o mais recente clone do Ethereum, nenhum deles jamais ofuscará o Ethereum em termos de adoção e utilidade. Sam Bankman-Fried pode me ligar a cobrar em seu telefone da SOL (Solana) se ele discordar.”
IAs usarão corretoras descentralizadas, afirma Hayes
Com o token da PoetAI pronto, ele precisará de uma corretora para ser negociado. Segundo Hayes, a Inteligência Artificial facilmente escolheria uma descentralizada. Portanto, aqui entra mais uma opção de investimento.
Novamente usando um nome fictício, o bilionário chama a corretora de Enron (nome de uma empresa de energia dos EUA que faliu em 2000 e John J. Ray III assumiu o comando) para explicar seu pensamento.
“Os tokens de governança emitidos pela [corretora descentralizada] Enron DEX são chamados de LAY (nome fictício)”, explica Hayes. “Os detentores dos tokens LAY recebem uma parte de todas as taxas de negociação e decidem as regras da corretora.”
Outro projeto interconectado seria a Anderson Finance (nome fictício), também com seu próprio token, o FRAUD (nome fictício), fornecendo serviços intermediários de contabilidade de forma descentralizada em troca de seus tokens.
“Enron DEX, Anderson Finance e PoetAI DAO estão todos interagindo de forma autônoma em uma blockchain pública sem qualquer interferência humana.”
Finalizando, o bilionário nota que hoje o setor tradicional está limitado: pessoas precisam ler PDFs, são suscetíveis a erros, cometem fraudes e só trabalham de segunda a sexta, das 9h às 17h. Ou seja, o setor de DeFi (finanças descentralizadas) somado à IA (Inteligência Artificial) em breve substituirá às finanças tradicionais (TradFi).
Quais as oportunidades vistas por Arthur Hayes?
Em suma, o fundador da BitMex resume sua tese em três pontos. Além de citar o Ethereum como principal beneficiado pela mudança, também aponta que tokens de governança de corretoras descentralizadas também possuem potencial. Por fim, outros intermediários seriam a terceira oportunidade.
- As transações Ethereum crescerão exponencialmente à medida que as DAOs proliferam. Como resultado, o preço do ETH deve disparar em antecipação caso essa hipótese sobre DAOs de IA seja amplamente aceita.
- Haverá um punhado de DEXs (corretoras descentralizadas) com monopólios naturais sobre a negociação de tipos específicos de tokens. Identificar essas DEXs e comprar seus tokens de governança produzirá grandes lucros.
- Camadas de middleware (software intermediário) que ajudam a visualizar as contas das DAOs de IA serão criadas e serão essenciais para o bom funcionamento dos mercados de capitais de DAOs de IA.
Por fim, embora o cenário pareça muito futurístico, a palavra a ser notada nos trechos acima é “antecipação”. Afinal, é assim que investidores ganham dinheiro, prevendo qual será a próxima grande tendência do mercado. O texto completo pode ser encontrado, em inglês, em seu blog pessoal.