A corretora Binance bloqueou pelo menos 20 clientes de acessar suas contas, a pedido da polícia para uma investigação internacional.
O caso aconteceu na Colômbia nas últimas semanas, mas é possível que mais pessoas estejam afetadas por essa investigação conduzida pela polícia holandesa.
Um detalhe que chamou atenção é que todas as contas congeladas têm mais de 1 Bitcoin, ou seja, R$ 352 mil.
Vale lembrar que a Binance tem a disposição das autoridades um mecanismo que, após acionado, pode impor medidas aos usuários. Recentemente, com alguns governos fazendo pressão sobre a corretora, a situação ficou ainda mais delicada.
Binance bloqueia 20 contas de clientes na Colômbia que protestam contra medidas
De acordo com clientes que procuraram o CriptoNoticias, a situação é preocupante, visto que a Binance efetuou o bloqueio de contas dos clientes há cerca de um mês.
Após acionar o suporte da Binance, os clientes tiveram retorno de que a medida é para atender a uma investigação da polícia holandesa, que está de olho nos clientes da corretora, uma das maiores em volume na América Latina e no mundo.
Com mais de R$ 350 mil bloqueados, os clientes estão protestando contra a corretora e dizem que pode haver mais pessoas afetadas. Após o bloqueio, os usuários não conseguem negociar, sacar e nem mesmo ver o saldo das contas, que contavam com proteção de dois fatores.
Questionando qual era o motivo do bloqueio, um usuário recebeu como resposta apenas de que este era um procedimento solicitado pela autoridade policia da Holanda, que foi atendida pela Binance.
Eles garantem até que fizeram a verificação de identidade solicitada pela corretora, com prazo finalizado nos últimos dias. Assim, alguns disseram que já pretendem se mobilizar com advogado para ingressar na justiça contra a Binance, em busca de liberar os saldos presos.
O que disse a Binance sobre os bloqueios de contas de investigados?
Em nota a Binance disse que a solicitação de bloquear as contas dos clientes partiu das autoridades holandesas, que estão examinando os valores com o setor de conformidade da corretora.
Como o processo está ainda sob análise e corre em sigilo durante as investigações, nenhuma informação extra poderia ser divulgada para a imprensa neste momento. O Livecoins também procurou a representante da Binance na América Latina, mas não recebeu retorno até o fechamento da matéria sobre o caso.
De qualquer forma, este caso ilustra bem que a Binance segue atuando firme com autoridades após meses de forte pressão, agora atuando ativamente em casos que demandam auxílio a autoridades, como havia anunciado que seria pelo seu CEO CZ.
No caso da Holanda mesmo, este foi um dos países que enviou um alerta contra a Binance em agosto de 2021, que pode ter influenciado na ação contra os colombianos.