Binance contrata ex-agente da receita federal que trabalhou no caso da Silk Road

A grande questão é se a Binance está montando uma equipe pesada para garantir a segurança dos fundos dos usuários ou apenas para agradar o governo americano que está olhando o cripto-mercado com mais atenção.

Siga no
Tela de computador com Corretora Binance e criptomoeda em cima do teclado regras conformidade usuários
Tela de computador com Corretora Binance e criptomoeda em cima do teclado

Após a contratação de um especialista em deep web para o setor de investigações, a Binance continua expandindo o seu time. Desta vez a maior corretora do mundo contratou dois ex-agentes especiais da receita federal americana.

Conforme os EUA pressiona o mercado de criptomoedas como um todo, a Binance parece estar tomando medidas preventivas para impressionar o governo ao combater crimes digitais.

Os dois agentes contratos tem um currículo impressionante no mundo das criptomoedas, sendo responsáveis pela resolução de casos envolvendo milhares de BTC que hoje representam bilhões de reais.

Matthew Price, responsável pelo caso do Helix

O primeiro contrato foi Matthew Price, que previamente trabalhou na unidade de crimes cibernéticos do setor de investigação criminal da receita federal dos EUA.

Price tem 15 anos de experiência no setor de inteligência, especialmente na investigação de crimes financeiros e lavagem de dinheiro. Ele ocupará o cargo de diretor de investigações na Binance.

“Como investigador criminal, aprendi rapidamente que a chave para o sucesso nas investigações envolvendo criptomoedas é trabalhar em estreita colaboração com os setores público e privado. Eu pretendo aproveitar as habilidades que desenvolvi como investigador para ficar um passo à frente das ameaças emergentes no campo das criptomoedas.”

Enquanto trabalhava para o governo, Price foi o responsável pela investigação da Helix, um mixer que operava na dark web que lavou mais de 300 milhões de dólares entre 2014 e 2017. Com a valorização do BTC, hoje essa quantia se equivale a 82 bilhões de reais.

Tigran Gambaryan, responsável pelo caso interno da Silk Road

O nome com mais peso é o de Tigran Gambaryan, responsável pela investigação do caso de corrupção da Silk Road no qual dois agentes do DEA roubaram cerca de 69 mil BTC, cerca de 16 bilhões de reais na cotação atual, quando pegaram este montante para si em vez de enviá-lo para as carteiras do governo.

Tigran também trabalhou em outros casos tão grandes quanto o da Silk Road, como os hacks da Mt. Gox que envolveu 850.000 BTC e o da exchange BTC-E de 40.000 BTC. Hoje essas quantias de BTC valem 200 e 9,5 bilhões de reais, respectivamente.

Em seu pronunciamento, o agente que ocupará o cargo de vice-presidente de investigações e inteligência global, destacou que trabalhará para identificar criminosos e entregá-los as autoridades, aumentando a confiança nas criptomoedas ao fazer com que a Binance se torne uma referência em segurança.

“Quero educar a comunidade jurídica mundial sobre como a Binance é parceira na luta contra o uso ilícito de criptomoedas, mantendo o ecossistema mais seguro e crescendo de forma sustentável”

Binance está fazendo o dever de casa

Dado o seu tamanho, estas contratações de peso da Binance não parecem surpreender ninguém. A corretora já foi roubada uma vez em 2019, perdendo aproximadamente 7.000 BTC.

A grande questão é se a Binance está montando uma equipe pesada para garantir a segurança dos fundos dos usuários ou apenas para agradar o governo americano que está olhando o cripto-mercado com mais atenção.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Há mais de 5 anos trabalhando com criptomoedas, hoje escrevo artigos e notícias para o Livecoins.
Jack Dorsey, CEO do Twitter e fã do Bitcoin

Empresa de CEO do Twitter quer minerar Bitcoin

A Square, empresa de Jack Dorsey listada na NYSE, quer minerar Bitcoin como estratégia de negócio. A informação foi compartilhada por Dorsey em seu Twitter,...
Pedro-Bial-Hashdex

Pedro Bial testemunha o poder transformador das criptomoedas em campanha da Hashdex

A Hashdex surgiu para democratizar os investimentos em criptomoedas, oferecendo produtos seguros e regulados para todos os investidores. Atuando como ponte entre o mercado...
Símbolo da Binance em meio aos prédios sede endereço

Binance lançará o maior programa já anunciado na criptosfera

Para expandir os recursos do ecossistema Binance Smart Chain e implementá-lo em todo o setor de tecnologia financeira no futuro, a corretora de criptomoedas...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias