A Binance Smart Chain divulgou seus planos para retomar a concorrência com a rede Ethereum, principal do setor de DeFi no mercado de criptomoedas. O novo pacote de atualizações deve ser concluído até o final de 2022.
A rede tem abrigado muitos tokens nos últimos anos, embora grande parte sejam shitcoins, que são moedas sem valor criadas para golpes ou brincadeiras.
A vantagem principal da rede é em relação aos baixos custos de transações, embora seja mais centralizada que o Ethereum, a maior do mercado. Recentemente, a Binance Smart Chain mudou o nome para BNB Chain, em uma indicação que a solução vai além da corretora de mesmo nome.
Com as atualizações, melhorias poderão ser vistas em breve.
Binance Smart Chain anuncia planos para cumprir até o final de 2022
O foco das novas aplicações envolve aumentar o limite de GAS por bloco, que pode acelerar as transações para usuários da rede. Além disso, essa mudança poderá diminuir o congestionamento da infraestrutura quando muitas carteiras tentam enviar em simultâneo transações.
Transações caras e lentas são um dos principais problemas da rede Ethereum, que tenta há alguns anos resolver esse problema, também perseguido pela BNB Chain.
Além disso, o foco da equipe técnica é em criar um método de validação que não consome muito espaço de discos, tornando o processo melhor para validadores.
Todas as iniciativas foram anunciadas no evento BNB Chain Revelation Summit 2022, que ocorreu nesta terça-feira (31).
Desse modo, o compromisso dos desenvolvedores dessa blockchain é a atualização completa até o final de 2022.
Procura de maior “descentralização”
Uma proposta que está na mesa é a busca pela maior descentralização dessa rede, ainda muito centralizada em poucos validadores. Caso a nova proposta BEP-131 seja aprovada, novos validadores poderiam ser adicionados e a rede se tornaria um pouco mais distribuída.
“Essa proposta aumentaria o número de validadores BSC Mainnet de 21 para 41, proporcionando mais descentralização e incentivos para que os validadores inovassem constantemente seu hardware e infraestrutura.”
Outra novidade que deve chegar em breve é a abertura do código da Binance DEX, a corretora descentralizada da rede. Assim, desenvolvedores terão acesso gratuito aos códigos e poderão fazer uso desse.
Por fim, além das melhorias para projetos DeFi, haverá implementações para que aplicativos não-DeFi também tenham um melhor funcionamento do ecossistema. Vale lembrar que a Cardano também busca concorrer com o Ethereum e tem promovido melhorias em sua rede, sendo a BNB Chain mais uma a disputar posições no setor de finanças descentralizadas.