Os saques de bitcoin na Binance ficaram duas horas parados neste domingo (7), deixando muitos investidores preocupados com algum possível problema envolvendo a corretora ou a rede da moeda digital.
Como a Binance não esclareceu o que aconteceu, muitos ainda se perguntam o que pode ter ocorrido, que deixou os saques presos entre 12:00 e 14:00 horas.
Vale lembrar que aos finais de semana é comum que o volume de negociações caia, mas alguns ainda seguiam operando. Quem tentou realizar saques pela rede bitcoin neste horário acabou surpreendido pela falta de opção.
O que disse a Binance sobre interrupções em saques de bitcoin neste domingo?
Em uma divulgação de emergência realizada pela equipe da Binance, a corretora informou a todos os clientes que pausou todos os saques de bitcoin.
De acordo com a corretora, havia um congestionamento severo na rede bitcoin, que estaria demorando a confirmar transações. Para evitar uma maior sobrecarga da rede, a corretora disse apenas que estava trabalhando em uma correção para reabrir os saques.
Em busca de acalmar os clientes, a corretora declarou que os fundos continuavam seguros.
“Fechamos temporariamente as retiradas de $ BTC porque a rede Bitcoin está passando por um problema de congestionamento. Nossa equipe está trabalhando em uma correção até que a rede se estabilize e reabra as retiradas de $ BTC o mais rápido possível. Fique tranquilo, os fundos são SAFU.”
Após quase duas horas de saques travados aos investidores, a Binance retomou as atividades. Ao declarar que as retiradas estavam normalizadas, a corretora pediu desculpas aos investidores pelo inconveniente causado.
“As retiradas de $BTC foram retomadas na Binance. Agradecemos sua paciência e pedimos desculpas por qualquer inconveniente.”
$BTC withdrawals are now resumed on #Binance.
Thank you for your patience and we apologize for any inconvenience.
— Binance (@binance) May 7, 2023
Situação gerou pressão para que corretora implemente novo mecanismo de saques para bitcoin
O bitcoin é a maior moeda digital e qualquer situação envolvendo travamento de saques desta em corretoras acende alertas entre investidores.
Assim, o novo episódio de travamento de saques realizado pela Binance levou muitos de seus clientes a pedirem uma nova implementação por parte da corretora. Isso porque, caso a Binance já tivesse habilitado saques via Lightning Network, muitos de seus clientes teriam sacado normalmente seus valores de bitcoin com a rapidez da tecnologia.
No entanto, não apenas a Binance como outras grandes corretoras seguem ignorando a tecnologia, o que prejudica investidores.
Enquanto a Binance travava saques, outros clientes acusaram a corretora de cobrar taxas de saques altas. Já outros, apontam que a corretora não se preparou para momentos de taxas mais altas. De qualquer forma, os saques já se normalizaram, embora muitos ainda cobrem respostas e mudanças da plataforma.
Rede com muitas transações a confirmar por culpa dos “NFTs do bitcoin”
Com a situação envolvendo a Binance, o Livecoins apurou que na tarde deste domingo, a rede bitcoin tinha 398 mil transações não confirmadas na rede. Ou seja, a explicação da corretora para travar saques não envolvia relatos totalmente falsos.
E os culpados podem ser os chamados NFTs de Bitcoin, com uso da tecnologia Ordinals e outras mais que surgem a cada dia. As altas taxas da rede bitcoin têm levado muitos a criticar o uso da rede para coleções de ativos digitais, visto que a rede nasceu como um meio de pagamento.