A Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo, anunciou a suspensão de depósitos e saques de sua rede Binance Smart Chain (BSC). A interrupção foi atribuída a um problema de nó, com a equipe estimando que uma correção seria feita em cerca de uma hora.
No entanto, um novo anúncio foi divulgado, estendendo o tempo de inatividade devido ao problema persistente. A manutenção programada para a carteira BEP20 da Binance Smart Chain deve ser concluída até às 11:00 (UTC) de 30 de março.
“Devido a um problema de nó após a atualização da rede Binance Smart Chain (BEP20), encerramos temporariamente os depósitos e retiradas da BSC. Nossa equipe está trabalhando para corrigir o problema, com um tempo de conclusão estimado de 1 hora.”
Due to a node issue following the Binance Smart Chain (BEP20) network upgrade, we have temporarily closed BSC deposits and withdrawals.
Our team is working to fixing the issue, with an estimated completion time of 1-hour.
More details here ⤵️https://t.co/Ne7FNEYJDE
— Binance (@binance) March 30, 2023
Binance sob fogo cruzado
Esta é a segunda vez que a Binance sofre problemas em uma semana. Em 24 de março, a corretora suspendeu todas as negociações à vista após encontrar um bug na ordem trailing stop.
Os preços do Bitcoin e Ethereum caíram cerca de 1% após o anúncio, pois a corretora ficou offline em um horário de pico de negociações.
A corretora está enfrentando controvérsias, com a Commodity Futures Trading Commission (CFTC) entrando com uma ação contra a Binance por operar ilegalmente.
O CEO da Binance, Changpeng Zhao, negou as acusações e afirmou que a empresa vinha trabalhando com o regulador nos últimos dois anos.
Dentre os pontos mencionados no processo da CFTC contra a Binance, um deles afirma que a corretora estaria negociando contra seus próprios clientes. Changpeng Zhao é inclusive acusado de ter mais de uma conta em sua própria corretora.
Em resposta, CZ afirmou que a Binance nunca negociou criptomoedas para obter lucro ou para manipular o mercado. Explicando os trades, o executivo afirma que às vezes a empresa precisa converter criptomoedas para cobrir despesas gerais.
Zhao também comentou sobre suas contas, admitindo mesmo ter duas.
“Pessoalmente, tenho duas contas na Binance: uma para o Binance Card e outra para minhas criptomoedas”, escreveu Changpeng Zhao. “Eu como nossa própria comida de cachorro e armazeno minhas criptomoedas na Binance.com. Também preciso converter criptomoedas de tempos em tempos para pagar minhas despesas pessoais ou do cartão.”
Zhao foi um tanto evasivo sobre a questão dos registros da empresa. Enquanto a CFTC acusa a Binance de não possuir uma sede oficial e trabalhar sobre um “labirinto de entidades corporativas”, o executivo apenas citou que possui 16 licenças em diferentes países.
Ainda assim, a ação da CFTC colocou a Binance sob escrutínio, com a suspensão da Binance Smart Chain sendo apenas mais um problema em uma série de desafios que a Binance tem enfrentado ultimamente.