A recente valorização do bitcoin, agora cotado em 55.000 dólares, fez com que a maior criptomoeda do mundo se destacasse de outros investimentos. Uma valorização de 49,1% desde o início do ano.
Na outra ponta temos os metais preciosos, seguido pelo ouro. Embora estes sejam a reserva de valor mais tradicional no mundo, eles tiveram perdas de 18,2% e 7,9%, respectivamente.
O mundo parece estar mudando a forma como armazena valor, preferindo meios digitais do que as pesadas barras de ouro. Sendo a melhor escolha do ano enquanto países sofrem com a inflação.
Bitcoin é o melhor investimento do ano
Segundo dados da NYDIG, empresa especializada em criptomoedas que está trabalhando com o US Bank para custodiar BTC de seus clientes, o Bitcoin é o ativo com melhor perfomance neste ano.
Após o forte desempenho no terceiro trimestre, o bitcoin valorizou 49,1% no ano. O ativo de melhor desempenho de 2021.”
After the strong Q3 performance #Bitcoin is now up +49.1% year-to-date. The best performing asset class of 2021. 👍 pic.twitter.com/BMTAMWhQvB
— Bitcoin (@Bitcoin) October 4, 2021
Embora a segunda maior economia do mundo, a China, tenha banido as criptomoedas e expulsado mineradores, o Bitcoin continua valorizando. Especialmente após os presidentes do FED e da SEC anunciarem que os EUA não tem planos de banir as criptomoedas como a China.
A adoção do Bitcoin por El Salvador também teve grande impacto no retorno da criptomoeda este ano, sendo o primeiro país a tornar o Bitcoin a sua moeda legal. Além disso, o uso da lightning network pelo país também fez crescer a adoção desta tecnologia de segunda camada, hoje a rede está com mais de 3.000 BTC, cerca de 900 milhões de reais, em capacidade.
Com isso, o Bitcoin deixa para trás vários investimentos tradicionais como commodities, tesouro e ações de empresas de todos os tamanhos.
Ouro?
No lado oposto da tabela, temos os metais preciosos apresentando uma desvalorização de 18,2%, especialmente por conta da prata que no momento está apresentando uma perda de 17,55% em relação ao seu preço de negociação no início do ano.
Embora o ouro seja principal reserva de valor mundial, e fortemente apoiado pelos haters do Bitcoin, ele está sendo o segundo pior investimento do ano com uma queda de 7,9% até o momento.
Um dos principais motivos entre esta diferença de 57% entre o Bitcoin e o ouro pode ser a sua facilidade de compra e venda, liquidez instantânea, fácil divisão e, claro, mais prático de manter a sua custódia e transportá-lo. Além disso, a adoção do BTC por comércios também anda aumentando, sendo outro diferencial.