O ecossistema da Bitcoin Cash (BCH) está promovendo o lançamento de um token Ethereum para sua comunidade, que terá a oportunidade de ingressar no ecossistema DeFi. Para a comunidade Bitcoin (BTC), esse lançamento pode ser mais um golpe contra investidores.
A moeda Bitcoin Cash é uma altcoin que surgiu em 2017, quando divergências técnicas sobre o tamanho dos blocos do BTC dividiram a comunidade. Assim, o BCH surgiu como um fork, aumentando a capacidade dos blocos de transações e justificando que essa seria a verdadeira visão do criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto.
Contudo, essa moeda nunca conseguiu superar o BTC original e ocupar sua posição. Sua rede processa poucas transações, mesmo com blocos muito maiores e tem se tornado obsoleta com o tempo.
Mas seus criadores podem ter uma nova estratégia para tentar buscar novos usuários.
Comunidade Bitcoin Cash lança token Ethereum e tenta atrair novos usuários
Um dos termos populares que surgiu no mercado de criptomoedas nos últimos anos é o DeFi, impulsionado nas redes Ethereum, Binance Smart Chain, entre outras mais.
Essas soluções supostamente descentralizadas seriam uma nova forma de fazer finanças, com potencial de criar instituições bancárias para as criptomoedas e remunerar os usuários.
Contudo, o setor não passa por um bom momento após a falência de vários projetos e ataques hackers que violaram essas plataformas.
Mesmo assim, a comunidade Bitcoin Cash está lançando um token em Ethereum, chamado VERSE, que espera levar o DeFi para a rede BCH.
De acordo com o advogado responsável pelo projeto, Joseph Collement (Conselheiro Geral do Bitcoin.com), o token Ethereum da comunidade Bitcoin Cash poderá ser melhor que projetos da Binance, FTX e Crypto.com, por exemplo.
“Considerando o cenário regulatório de hoje, o lançamento de um token de utilidade pode ser visto como uma tarefa assustadora. Nos últimos quatro anos, observamos o que outros ecossistemas fizeram com seus próprios tokens (Crypto.com, Binance, FTX, etc). Aprendemos com seus erros e desenvolvemos o $VERSE de uma maneira que recompensa os usuários do ecossistema Bitcoin.com de uma maneira inovadora e em conformidade com as regulamentações. Este é um novo capítulo excitante e promissor para todos os usuários do ecossistema Bitcoin.com”.
Comunidade Bitcoin acredita que token é golpe final
Para a comunidade Bitcoin (BTC), o lançamento do BCH em 2017 sempre foi tratado como um problema sério, visto que dividiu a comunidade e atraiu discórdia para os fundamentos da maior criptomoedas, em um episódio que ficou conhecido como “Guerra dos Blocos”.
Desde então, o Bitcoin Cash é um projeto tratado como golpe, tendo entre seus principais divulgadores do “Bitcoin Jesus”, Roger Ver.
Mas para o analista de Bitcoin Ruben Somsen, apresentador do The Unhashed Podcast, a nova ICO do Roger Ver e sua comunidade Bitcoin Cash pode ser uma forma de captar dinheiro para um negócio já falido. A crítica ainda concentrou em citar que o BCH está recorrendo ao Ethereum para o lançamento de seu polêmico token Verse.
“A nova ICO de Roger Ver (e) para sua plataforma Bitcoin(.)com é chamada de “Verse” – uma captura final de dinheiro para um negócio falido? Inclui tudo sob a marca Bitcoin(.)com (app, notícias, serviços). E nem é um token no BCH, mas um ERC-20. Jesus…”
Roger Ver's(e) new ICO for his Bitcoin(.)com platform is called "Verse" – a final cash grab for a failing business?💸
It includes everything under the Bitcoin(.)com brand (app, news, services). And it's not even a token on BCH, but an ERC-20.
Jesus…🤦♂️https://t.co/I4EFHanxFZ pic.twitter.com/nbcLK4MftX
— Ruben Somsen 🌌⛓️ (@SomsenRuben) July 31, 2022
O projeto está buscando captar recurso com investidores via ICO, afirmando que irá criar uma corretora DEX para o ecossistema BCH e um cartão para que consumidores possam gastar suas moedas.
Mesmo assim, o projeto não tem sido bem recebido por críticos. Desde dezembro de 2017, quando o BCH atingiu sua cotação máxima em US$ 12.480,00, o Bitcoin Cash já despencou 93%.