O Bitcoin continua em queda somando perdas de até 20% só nos últimos 7 dias. Um dos motivos apontados são as investigações sobre uma possível manipulação no preço durante a maior alta no ano passado.
Depois de valorizar mais de 1.400% em 2017, em meio a um frenesi de criptomoedas, o bitcoin perdeu quase 70% do seu valor em relação ao recorde de US $ 19.511 em dezembro do ano passado. Hoje, a criptomoeda chegou a ser negociada por US $ 6.238 no final da tarde.
A moeda virtual tem lutado para reverter um “sell-off” que coincide com notícias negativas. A mais recente: Um estudo de possível manipulação de preços usando a moeda Tether. A Bloomberg News informou em maio que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu uma investigação criminal sobre práticas comerciais ilegais que podem manipular o preço do bitcoin e outras criptomoedas.
De acordo com a pesquisa de um professor da Universidade do Texas, Tether, uma das moedas mais negociadas, mostrou um padrão de ser gasto em bitcoin em momentos cruciais, ajudando a impulsionar o bitcoin a um preço recorde em dezembro.
Assuntos sobre o Tether e a exchange Bitfinex têm perseguido o mundo das criptomoedas desde o ano passado quando a Bitfinex perdeu relações bancárias e continuou a operar. A Comissão de Negociação de Futuros de Commodities dos EUA intimou ambas as empresas em dezembro em busca de provas de que o Tether é apoiado por uma reserva de dólares norte-americanos, como afirma a Bitfinex.
Ainda em fevereiro, um grupo de investidores chamado 1000X Group encomendou um relatório para determinar a influência do Tether sobre o preço do bitcoin. O resultado encontrado determinou que o bitcoin valeria cerca de US $ 4.500 se não tivesse a manipulação do Tether.
Em outras medidas técnicas, o índice de força relativa do Bitcoin caiu abaixo de 30%, um nível frequentemente usado em ações e algumas outras classes de ativos como indicadores de sobrevenda.
Normalmente, sobe acima de 30% em questão de dias, de acordo com uma análise de cinco anos. Muitos dos pares mais próximos do Bitcoin também caíram. Ethereum, a segunda criptomoeda com maior valor de mercado e o Ripple (terceira) caíram cerca de 20% por cento nesta semana.