A China voltou a atacar o Bitcoin, desta vez falando sobre o processo de mineração da criptomoeda, que poderá ser definitivamente banido do país. Nos últimos dias, um alerta já havia sido feito para empresas do mercado que operam na região.
Assim, o preço do Bitcoin voltou a despencar com a nova possibilidade de repressão pela China. No momento da redação desta matéria, a cotação enfrentava queda de 8% em apenas 30 minutos.
Tudo aconteceu nesta sexta-feira (21) após o Comitê de Estabilidade Financeira da China se reunir sobre o assunto. Em nota do governo chinês, algumas medidas terão que ser tomadas para manter o controle da economia local.
“[…] prevenir e controlar com firmeza os riscos financeiros.
Aderir ao pensamento de linha de fundo, fortalecer a varredura abrangente e alerta antecipado de riscos financeiros, promover a reforma de pequenas e médias instituições financeiras, focar na redução dos riscos de crédito, fortalecer a supervisão das atividades financeiras das empresas de plataforma, reprimir a mineração de Bitcoin e comportamento comercial, e prevenir resolutamente a transmissão dos riscos individuais para o campo social.”, teria dito o Comitê.
Mineração na China
Atualmente mais de 60% da mineração de Bitcoin é realizada na China. Em um cenário que todos os mineradores desliguem seus equipamentos, portanto, o Bitcoin perderia 60% do seu poder computacional.
Investidores novatos ou leigos não entendem que a moeda digital não depende da China e que a própria rede se ajusta para funcionar com os mineradores que continuam na rede.
Este processo de reajuste costuma demorar 14 dias.
Em outras palavras, o Bitcoin continua funcionando exatamente como deveria independente de quem decide sair da rede.
O resultado, entretanto, é o mesmo já visto em vários anos anteriores quando mineradores passaram a minerar outras criptomoedas ou simplesmente desligaram seus equipamento:u m pânico sem sentido que derruba o Bitcoin e demais criptomoedas.
Veja o comunicado chinês na integra
Traduzido do chinês com o Google tradutor:
Em 21 de maio, o Comitê de Estabilidade Financeira e Desenvolvimento do Conselho de Estado (doravante denominado Comitê Financeiro) realizou sua 51ª reunião para estudar e desdobrar as principais tarefas do setor financeiro na próxima fase. A reunião foi presidida por Liu He, membro do Bureau Político do Comitê Central do PCC, Vice-Premier do Conselho de Estado e Diretor do Comitê Financeiro. Camaradas relevantes e responsáveis de unidades membros do Comitê Financeiro participaram da reunião.
A reunião destacou que o sistema financeiro vai implementar resolutamente as decisões e implantações do Comitê Central do Partido e do Conselho de Estado, aumentar o apoio à economia real, a política monetária prudente é flexível e adequada, as políticas de crédito atendem com precisão às necessidades das entidades de mercado, a liquidez permanece razoável e suficiente, os serviços financeiros são melhorados e os serviços financeiros de apoio à prevenção e controle de epidemias e ao desenvolvimento econômico e social têm alcançado resultados óbvios.
A reunião exigiu que o sistema financeiro aderisse a um sentido da situação geral, aderisse a um caráter estável, implementasse o macro-controle de maneira científica e precisa, compreendesse o grau e evitasse fazer curvas fechadas.
É necessário usar de forma abrangente uma variedade de ferramentas de política monetária para manter uma liquidez razoável e suficiente, prevenir e neutralizar riscos financeiros de forma eficaz e promover um ciclo econômico e financeiro virtuoso.
Um é servir ainda mais à economia real. Uma política monetária prudente deve ser flexível, precisa, razoável e apropriada, continuar a implementar ferramentas de política que atinjam diretamente a economia real, fortalecer a vitalidade dos micro-assuntos, estabilizar empresas e garantir empregos, e apoiar vigorosamente o desenvolvimento de pequenas e micro empresas inclusivas negócios, revitalização rural, manufatura, inovação tecnológica e transformação verde.
A segunda é prevenir e controlar com firmeza os riscos financeiros. Aderir ao pensamento de linha de fundo, fortalecer a varredura abrangente e alerta antecipado de riscos financeiros, promover a reforma de instituições financeiras de pequeno e médio porte, focar na redução de riscos de crédito, fortalecer a supervisão das atividades financeiras das empresas de plataforma, reprimir o comportamento de mineração e comércio de Bitcoins e prevenir resolutamente a transmissão de riscos individuais para o campo social.
É necessário manter o bom funcionamento dos mercados de ações, dívida e câmbio, reprimir severamente as atividades ilegais de títulos e punir severamente as atividades financeiras ilegais.
É necessário proteger-se estritamente contra choques de risco externos, responder eficazmente à inflação importada, fortalecer a gestão de antecipação, fortalecer a supervisão do mercado e preparar planos de resposta e reservas de política.
A terceira é continuar a aprofundar a reforma e a abertura. Continuar a promover a reforma orientada para o mercado das taxas de juros e taxas de câmbio, e manter a estabilidade básica da taxa de câmbio RMB em um nível razoável e de equilíbrio. Acelerar a reforma do mercado de capitais e promover o desenvolvimento de alta qualidade do mercado de títulos. Aprofundar a reforma das instituições financeiras, voltar às raízes, manter a sua posição, e realizar atividades de investimento e financiamento de acordo com o conceito verde. Continue a expandir a abertura financeira de alto nível.