Símbolo do Infinito com a cor laranja em foto de Reuben.
Mais uma data que ganha relevância no calendário bitcoiner é o Bitcoin Infinity Day, ou Dia do Bitcoin Infinito, na tradução literal. Anualmente, o evento ocorre na data 21 de agosto, apresentando uma crença de base sobre a tecnologia.
Isso porque, a comunidade bitcoin entende que o número 8 se assemelha ao símbolo do infinito. Além disso, quando Satoshi Nakamoto criou o Bitcoin em 2009, ele programou a existência de apenas 21 milhões de unidades da moeda digital.
Assim, a data 21/8, ou ainda 8/21 conforme escrita em países do norte, representa que o Bitcoin poderá ter um valor definido pela divisão de um infinito de moedas estatais fiduciárias, por apenas 21 milhões de unidades.
Nas redes sociais, os fãs do bitcoin aproveitaram a oportunidade da data para subir uma campanha com a hashtag “#BitcoinInfinityDay”.
Um que participou da brincadeira é o bilionário Michael Saylor, executivo da MicroStrategy, uma das maiores baleias institucionais de bitcoin do mundo. Via X (ex-Twitter), o bilionário desejou a todos um Feliz Dia do Bitcoin Infinito.
A data, ainda uma brincadeira entre a comunidade, começou em 2023 a ganhar mais relevância, mas deve se tornar um novo marco do calendário dos fãs do bitcoin.
Isso porque, é uma oportunidade para apresentar os fundamentos da moeda digital a quem ainda não conhece, principalmente em um momento em que a inflação assombra o mundo.
A limitação do fornecimento de bitcoins a 21 milhões foi uma característica central projetada por Satoshi.
O limita da oferta contrasta com sistemas monetários tradicionais, onde bancos centrais podem imprimir mais dinheiro com facilidade, potencialmente levando à inflação. A oferta limitada de bitcoins visa preservar o valor da moeda ao longo do tempo, criando uma escassez artificial e mantendo uma certa semelhança com recursos naturais finitos, como metais preciosos.
O número 21 é importante porque representa o limite superior dessa oferta finita. Além disso, a cada quatro anos, aproximadamente, em um evento conhecido como “halving”, a recompensa dada aos mineradores por adicionar um novo bloco à cadeia de blocos (blockchain) é reduzida pela metade.
Isso leva a uma desaceleração gradual na produção de novos bitcoins. A expectativa é que a mineração completa de 21 milhões de bitcoins seja alcançada por volta do ano 2140.
O número 21 não foi escolhido arbitrariamente por Satoshi Nakamoto, e em vez disso, ele reflete uma decisão cuidadosa para equilibrar as metas de criação de valor e manutenção de escassez, promovendo assim uma economia mais estável e previsível em comparação com moedas fiduciárias tradicionais.
Veja algumas reações da comunidade com a nova data:
Comentários