“Bitcoin não é proteção contra o apocalipse”, diz investidor reconhecido mundialmente

"Não importa o que aconteça, todos os países encontrarão maneiras de manter a sua soberania fiduciária e, principalmente, taxar e controlar os seus cidadãos.", disse Mark Cuban.

Siga no

Recentemente o Bitcoin vem ganhando muita força como “reserva de valor”, com muitos falando para os investidores apostarem na moeda como uma forma de proteção em momentos de crise. Mas para Mark Cuban, um dos mais reconhecidos investidores do mundo, o Bitcoin não é uma ferramenta realmente interessante para esse tipo de situação, apesar de ter potencial para continuar valorizando no futuro próximo.

Em uma entrevista por e-mail à Forbes, Mark Cuban falou sobre a sua visão sobre como o Bitcoin está atualmente, considerando a sua recente valorização.

Enquanto muitos estão otimistas com o que está acontecendo com a criptomoeda, até mesmo com nomes respeitados prevendo a criptomoeda em valores acima de $ 100 mil, Cuban não mudou a sua visão sobre como o Bitcoin “não tem chance de se tornar uma moeda confiável.”

“Meu pensamento sobre o Bitcoin ainda não mudou (…) Eu acho que a discussão sobre o Bitcoin substituir a moeda fiduciária é contra produtivo.

Não importa o quanto os fãs do Bitcoin querem fingir que ele é uma proteção contra cenários catastróficos, Não é.

Países vão fazer todos os passos necessários para proteger as suas moedas fiduciárias e a habilidade de taxar contribuintes, então as pessoas que mais acreditam que o Bitcoin é mais do que uma reserva de valor são as que mais sofrem a chance de intervenção governamental.”

A “corrida” contra o Bitcoin por parte dos Bancos Centrais é algo que já começou e aos poucos ganha bastante força. A China é sem dúvidas o país que está mais na frente nessa corrida, com o avanço considerável do Yuan Digital. Alguns estão chamando isso de uma revolução monetária, com o Bitcoin saindo na frente em vários aspectos.

O ponto chave é que, não importa o que aconteça, todos os países encontrarão maneiras de manter a sua soberania fiduciária e, principalmente, taxar e controlar os seus cidadãos. Sendo assim, para Cuban, o Bitcoin se torna “apenas” um ativo de investimento e não um grande salvador do mundo.

“Como podemos ver na China e em outros lugares, os países são mais do que capazes de criar suas próprias alternativas”

Apesar de tudo, Mark Cuban acredita que o Bitcoin será movido por oferta e demanda

Bilionário Mark Cuban, crítico do Bitcoin (BTC)?
Bilionário Mark Cuban – Reprodução/flickr

Curiosamente, durante a entrevista por e-mail realizada com Mark Cuban, o investidor falou sobre a possibilidade do crescimento do Bitcoin por causa da oferta e demanda, algo que se tornou o principal foco dos investidores nos últimos anos.

“O Bitcoin é uma reserva de valor assim como o ouro, e é mais uma religião do que a solução para qualquer problema. Com isso em mente, ao contrário do ouro, por causa do número finito de BTC, e a natureza do HODLing, quando a demanda superar o suprimento, o preço vai subir.”

Recentemente um aumento na demanda foi notado em todo o ecossistema de criptomoedas, principalmente vindo dos investidores institucionais. Mesmo assim, Mark Cuban ainda não é um grande apoiador da moeda, novamente comparando a utilidade do Bitcoin a de uma banana.

“O Bitcoin é o que é, algo que pessoas o suficiente aceitaram como um ativo investível. Uma banana tem mais utilidade, potássio é um nutriente valioso para todas as pessoas no planeta, mas enquanto as pessoas aceitaram o Bitcoin como uma versão digital do ouro, é um investimento.”

Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Mineração de Bitcoin chega ao Círculo Polar Ártico

A mineração de bitcoins chegou a um dos lugares mais frios do planeta, o Círculo Polar Ártico. De acordo com a Bloomberg, uma empresa...
Bitcoin e euro digital europeus

Europeus esperam privacidade no Euro Digital

Manter suas informações privadas e a salvo, é o que esperam os europeus quanto ao Euro Digital. Em recente pesquisa feita pelo Banco Central...

Maior gestor de fortunas do mundo diz que Bitcoin pode cair a zero a...

Uma das maiores gestoras de patrimônio privado do mundo acaba de se juntar a dois reguladores mundiais para alertar que os investidores em criptomoedas...

Cotações por TradingView

Últimas notícias

Europeus esperam privacidade no Euro Digital

Manter suas informações privadas e a salvo, é o que esperam os europeus quanto ao Euro Digital. Em recente pesquisa feita pelo Banco Central...

Maior gestor de fortunas do mundo diz que Bitcoin pode cair a zero a qualquer momento

Uma das maiores gestoras de patrimônio privado do mundo acaba de se juntar a dois reguladores mundiais para alertar que os investidores em criptomoedas...

Ultrapar é alvo de ataque hacker, ações caem e falta combustível em algumas cidades

A empresa brasileira Ultrapar (UGPA3) foi alvo de um ataque hacker na última semana. Com o caso, as ações na bolsa caíram e até...

Polkadot supera XRP e se torna quarta cripto mais valiosa do mercado

O criptomoeda Polkadot (DOT) superou a Ripple (XRP) e se tornou a quarta maior moeda digital em termos de capitalização de mercado. O preço...

Consultor financeiro faz petição para governo do Reino Unido banir o Bitcoin

Um consultor financeiro independente e co-fundador de uma empresa de investimentos tradicionais criou uma petição exigindo que o governo e o parlamento do Reino...