O site Bitcoin.org é um dos mais importantes “hubs” de informação sobre o Bitcoin e seu ecossistema, tendo sido um dos principais sites da comunidade desde os primeiros anos da criptomoeda. O administrador do site, conhecido apenas como Cobra, alertou que o endereço está sendo alvo de um ataque de DDoS, com pedidos de resgate em Bitcoin.
Cobra, cuja a verdadeira identidade é desconhecida, é atualmente o principal administrador do Bitcoin.org. Ele usou o seu perfil do Twitter para avisar sobre o ataque que o site vem sofrendo. Segundo ele, o Bitcoin.org está sofrendo um “extenso ataque de DDoS”.
“O Bitcoin.org está sofrendo com um extenso ataque de DDoS e pedidos de resgate em Bitcoin ou os ataques continuarão.
Faz um bom tempo que eu não me ofendia assim. Escória ingrata.”
https://t.co/OsFgRFRRZb getting hit with an absolutely massive DDoS attack and a ransom demand to send Bitcoin or they'll continue.
I don't think I've been this offended in a while. Ungrateful scum.
— Cøbra (@CobraBitcoin) July 5, 2021
Um ataque de DDoS (Distributed Denial of Service ou Ataque de negação de serviço, em tradução livre) consiste em um tipo de ataque direto que sobrecarrega no site, fazendo com que ele não seja carregado corretamente e impeça que os usuários possam visualizá-lo.
Cobra se diz ofendido, afinal, ele acha ingrato que pessoas que fazem parte do ecossistema do Bitcoin realizem um ataque desse tipo, prejudicando um site tão fundamental para a própria comunidade. Mas, alguns acreditam que não sejam membros da comunidade que estão realizando o ataque e sim detratores do Bitcoin.
Cobra vs Craig Wright
Recentemente o Bitcoin.org virou notícia em outro caso muito interessante. Craig S. Wright, autoproclamado criador do Bitcoin, conseguiu na corte com que o site deixasse de hospedar o whitepaper do Bitcoin.
Com essa briga, de Craig odiando Cobra e o Bitcoin.org, e com ataques de DDoS serem bem caros, muitos estão “juntando as pistas” para apontar que a equipe do Bitcoin SV tenha sido responsável pelo ataque ao site Bitcoin.org.
Claro, não há nenhuma indicação de que Craig Wright ou qualquer pessoa ligada ao Bitcoin SV tem alguma coisa a ver com esse recente ataque. Mas as possibilidades fizeram com que alguns especulassem.
Essa não é a primeira vez que o site sofre um ataque do tipo, então pode ser que ele simplesmente seja um alvo recorrente. O administrador também não falou se vai pagar o resgate ou qual estratégia ele vai seguir para trazer o funcionamento normal do site. Por enquanto resta apenas aguardar e saber o que será feito e se algum culpado pelo ataque será encontrado.