Analistas do JPMorgan acreditam que o Bitcoin perdeu sua narrativa como ‘ouro digital’. A crítica acontece enquanto o ouro sobe 18,2% em 2025 e o Bitcoin perde 12,5% de seu valor no mesmo período.
Embora ambos os ativos sejam commodities com grande foco na escassez, o JPMorgan nota que as variações de preço do Bitcoin estão muito mais ligadas ao mercado acionário dos EUA.
Após 16 anos, Bitcoin ainda é uma incognita
Enquanto muitos olham para o Bitcoin como uma reserva de valor, outros olham para ele como uma tecnologia. Para os analistas do JPMorgan, hoje as flutuações do Bitcoin estão muito mais ligadas a ações.
“A volatilidade do Bitcoin e sua correlação com as ações levantam dúvidas sobre a narrativa de ‘ouro digital’”.
“Olhando para o futuro, vemos o ouro continuando a subir como o principal beneficiário do comércio de desvalorização”, acrescentaram os analistas.
As falas são de Nikolaos Panigirtzoglou, diretor-gerente do JPMorgan, e foram publicadas pelo The Block nesta quinta-feira (3).
Com o ‘tarifaço de Trump’, o Bitcoin está justamente seguindo esse padrão ao acompanhar a queda de índices como S&P 500, Dow Jones Industrial e Nasdaq-100 enquanto cai cerca de 5,6%. Já o ouro conseguiu se sustentar melhor, caindo apenas 1%.
Tal movimento contrário entre os dois ativos pode ser visto desde o início do ano.

Temendo uma grande crise global, um investidor chegou a comprar cerca de R$ 5,8 bilhões em prata nos últimos meses. Na postagem, David Bateman nota que também possui ouro, mas que não acredita que o Bitcoin será um bote salva-vidas.
Bitwise mostra correlação entre Bitcoin e outros ativos
Já a gestora Bitwise publicou um longo relatório na última terça-feira (1º) destacando que os EUA podem entrar em recessão. O estudo tenta entender como o Bitcoin reagiria nesse cenário.
De qualquer forma, o que chama atenção é um gráfico que mostra a correlação do Bitcoin com outros ativos.
No caso do ouro, essa correlação é de apenas 0,08, subindo para 0,1 em relação ao S&P 500. Ou seja, bem distante das movimentações do mercado tradicional.

Por fim, é difícil enquadrar o Bitcoin. No entanto, alguns destacam que ele serve como um guia de sentimento para outros mercados por ser negociado a qualquer hora do dia, em qualquer lugar do mundo, motivo que explica sua volatilidade.