Algumas pessoas acham que o aumento espectacular do preço do bitcoin no ano passado foi manipulado por uma criptomoeda chamada Tether, que deveria estar atrelada ao dólar Americano.
Agora, um relatório anônimo responde a pergunta: Quanto valeria o Bitcoin sem Tether? A resposta: cerca de US $ 4.500, com base no preço do bitcoin atual de cerca de US $ 7.600.
Tether é um token, ou criptomoeda, que supostamente está vinculado ao dólar e é garantido por reservas de dólar real em uma conta bancária em algum lugar. As moedas de Tether são freqüentemente usadas para negociação em criptomoedas. As pessoas usam a moeda para ganhar dinheiro e sair do bitcoin rapidamente, evitando o longo processo de conversão das somas dentro e fora da moeda fiat. No entanto, a Tether não forneceu auditorias para provar que suas reservas existem.
A incerteza em torno do Tether incômodou os investidores cripto, uma inquietação que se tornou alarmada quando a Bloomberg informou que a Tether foi citada pelo regulador de comércio dos EUA em dezembro. O preço do Bitcoin caiu cerca de 25% desde que a notícia saiu.
Um grupo de investidores chamado 1000X Group, que procura o próximo grande sucesso de criptomoedas, recentemente encomendou um relatório para determinar a influência de Tether sobre o preço do bitcoin.
Com base em informações publicamente disponíveis, o relatório descobriu que o preço do bitcoin aumentou cerca de 40% em janelas de duas horas depois que cada lote de novas moedas Tether chegou a carteira digital da Bitfinex, entre abril e janeiro do ano passado. O autor afirma anonimamente por medo de “reação” de expressar uma “opinião impopular”.
Alguns investidores do mercado cripto pensam que a análise do relatório é credível. “É um excelente relatório – análise de dados incrível”, diz Alex Sunnarborg, que administra um fundo de hedge cripto chamado Tetras Capital. “Eu acho que mostra um enorme movimento do preço do bitcoin seguindo diretamente as emissões de Tether”.
O preço do bitcoin foi de US $15.000 no final do período analisado pelo relatório, que é 4 de janeiro. Se 40% desse preço fosse diretamente atribuído à emissão de Tether, então o preço da bitcoin sem esses novos Tethers teria sido cerca de US $ 9.000.
O preço do bitcoin na publicação deste artigo é pouco mais de US $ 7.300; Ao retirar os 40% do Tether teriamos um preço de US $ 4.500. Mas os analistas advertem que algumas das notícias em torno de Tether, incluindo a intimação dos reguladores norte-americanos, já poderiam ser contabilizadas no preço atual do bitcoin, o que significa que o percentual não deve ser tão grande.
3/ For me the Tether news has been baked into market prices– hence, we have not seen further #crypto capitulation upon the confirmation of what #cryptotwitter has been discussing for months.
— Chris Burniske (@cburniske) February 1, 2018
O autor do relatório mostra uma perspectiva ainda pior em alguns cenários. Se o preço do bitcoin foi apoiado por Tethers que foram criados magicamente cada vez que o preço caiu, como sugere a análise do autor, então os valores subsequentes não teriam sido tão altos no último ano. Tudo dito, o autor acredita que o preço do bitcoin poderia ser apenas 30% do preço cotado nas bolsas durante o período de estudo. Isso significa que em vez de US $ 15.000 no início de janeiro, o preço do bitcoin deveria ter sido de $ 4.500.
Há mais uma análise que sugere que o preço do bitcoin deve ser ainda menor. O autor extrapola uma linha de tendência linear para o preço a partir de abril passado, quando o Tether começou a ser emitido com cautela. Essa linha de tendência coloca o preço do bitcoin em apenas US $ 2.000 em vez de US $ 15.000.
“É altamente improvável que o Tether esteja crescendo através de qualquer processo de negócios orgânico, em vez de ser emitido em resposta às condições do mercado”, escreve o autor em resumo.
A recomendação do autor? Uma auditoria mostrando que cada token de Tether é suportado por um dólar. Há apenas um problema: o auditor da Tether contratado para esse fim, uma empresa de Nova Jersey chamada Friedman LLP, não está mais trabalhando com a cripto. Quartz entrou em contato com Friedman para esclarecimento, mas não recebeu uma resposta. Tether disse na semana passada (27 de janeiro) que o relacionamento foi “dissolvido” quando questionado pela fonte de notícias da CoinDesk .
O que você acha ?
FONTE: Joon Ian Wong / John Detrixhe – QZ.COM