O Federal Reserve, conhecido apenas por Fed, anunciou o aumento de 0,5% na taxa de juros americanas nesta quarta-feira (4). Talvez por ser um número já previsto pelos investidores, que temiam inclusive um aumento maior, o Bitcoin chegou a ter uma leve alta.
Contudo, seu preço despencou 10% nesta quinta-feira (5), acompanhando a tendência do mercado acionista. Como destaque, o S&P 500, índice que reúne as 500 maiores empresas dos EUA, está registrando queda diária de 4%, similar a outros índices.
Antes lutando para manter-se acima dos 40 mil dólares, tal queda pode ter grande significado para o resto de 2022. Afinal, esta pode ser o verdadeiro início do chamado inverno das criptomoedas.
Criptomoedas acompanham queda do Bitcoin
Influenciadas pelo Bitcoin, as criptomoedas alternativas também apresentaram forte queda nesta quinta-feira (5). No total, mais de 125 bilhões de dólares (R$ 633 bi) desapareceram do mercado em poucas horas.
A queda em questão teve início durante o período da manhã, em simultâneo com a abertura das bolsas dos EUA. Portanto, isso mostra uma correlação entre os mercados cripto e acionista, causado principalmente pela entrada destes últimos nas criptomoedas.
Sendo assim, o atraso na resposta do Bitcoin está claramente ligado ao mercado acionista, que também apresentou uma ligeira alta antes de desabar. Portanto, o ataque de governos às criptomoedas, afirmando que as mesmas são perigosas devido à volatilidade, estão cada vez mais fracos, afinal todos mercados são abalados pela mesma.
Inverno das criptomoedas
Embora o Bitcoin já esteja longe de seu topo histórico, registrado em novembro, o distanciamento da região dos 40 mil dólares é preocupante. Além disso, este é o menor preço do Bitcoin desde fevereiro deste ano.
Quanto as criptomoedas alternativas, tiveram o mesmo caminho das ações e do Bitcoin. O gráfico abaixo, de um índice da FTX composto por 10 altcoins (ETH, EOS, BCH, BNB, LTC, XRP, TRX, DOT, LINK e ADA), mostra bem essa ligação.
Apesar de existir o risco de estarmos entrando em um “inverno das criptomoedas”, com um mercado de baixa duradouro devido à tentativa de governos de controlar a inflação, este pode ser um bom momento para acumular mais satoshis com a estratégia DCA.