Bitcoin subindo e altcoins despencando

Altcoin ou Bitcoin? Dúvida cruel com valorizações!

Siga no

As últimas semanas foram bastante movimentadas para o mercado de criptomoedas, com enormes valorizações sendo destaque. Entretanto, com o Bitcoin subindo, as altcoins estão despencando em preços. Isso porque o valor das altcoins diminuiu bastante em relação ao Bitcoin com a subida deste último.

Bitcoin subindo causa queda em altcoins

Certamente o Bitcoin é o melhor investimento do ano de 2019. Já superou as ações, o ouro e vários índices de desempenho de mercados tradicionais.

Além disso, já teve seu valor aumentado em mais de 100%, superando as baixas acentuadas de 2018. Com a cotação do Bitcoin hoje, o valor da maior criptomoeda volta ao mesmo patamar de julho de 2018.

Fonte: CMC

Outro fator que chama atenção é o fato do Bitcoin já ter mais de 60% do market cap. No momento da escrita deste, o BTC tem 60.03% da fatia de mercado, considerando 4,597 criptomoedas existentes.

Certamente isso impacta de maneira expressiva a opinião de iniciantes no mercado de criptomoedas. Principalmente ao se analisar o desempenho histórico da moeda, e mais que isso, o potencial de futuro do Bitcoin.

Altcoins se desvalorizam no par Bitcoin

As chamadas moedas alternativas ao Bitcoin, altcoins, se desvalorizam com a subida do BTC. Entretanto, não são todos os projetos que seguem essa corrente, dependendo muito do fator de correlação com o Bitcoin.

Um exemplo dessa desvalorização é o Ethereum (ETH), que no par Dólar (USD) valoriza mais de 7% nas últimas 24 horas. Entretanto, no par BTC, a ETH se desvaloriza mais de 3% no momento da escrita deste.

Fonte: https://coinmarketcap.com/currencies/ethereum/ – Acesso em 14/05/2019

Por outro lado, a Ripple (XRP) se valoriza mais de 19% nas últimas 24 horas. Além disso, no par Bitcoin se valoriza mais de 7%, ou seja, há uma correlação positiva entre as moedas no período.

Fonte: https://coinmarketcap.com/currencies/ripple/ – Acesso em 14/05/2019

Altcoins podem se valorizar, de acordo com analista

Para Josh Rager, a dominância do Bitcoin é um dos fatores de análise para traders interessados em altcoins. De acordo com o analista, uma alta das altcoins pode fazer com que o Bitcoin perda dominância de mercado.

Além disso, o analista acredita que ficar de olho na perda de dominância do Bitcoin pode indicar boas entradas em altcoins. Certamente a dica é interessante, mas com mais de 4 mil projetos fica um pouco complicado acertar a mão na próxima subida.

Finalmente, as altcoins deverão se recuperar em algum momento, mas estudar sobre os projetos podem garantir melhores entradas do que apenas um fator. Isso porque o mercado de criptomoedas é novo, e há ainda muitos projetos que são novos e sem potencial.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Investidores confundem “bitcoin gold” com BTG Pactual e moeda dispara 200%

O valor da criptomoeda bitcoin gold (BTG), que surgiu em 2017 como uma cópia do Bitcoin, valorizou 200% nos último 7 dias. O motivo...

XRP sobe 200% em 30 dias e alcança maior valor de 3 anos

A criptomoeda XRP, emitida pela Ripple, continua sua tendência de alta neste final de semana. A moeda digital valorizou 136% nos últimos 7 dias...

Ethereum será atualizado em 14 de abril, Bitcoin vai comer poeira?

Está previsto para a próxima quarta-feira (14 de abril) a mais nova atualização da plataforma Ethereum. Chamada de Berlin, o update da rede foi...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias