Avelino Morganti, um dos nomes mais famosos da comunidade brasileira, acredita que o Bitcoin irá morrer, simples assim. Explicando sua visão em conversa com o canal Tubarão da Bolsa nesta sexta-feira (22), o ex-bitcoiner afirma que o Bitcoin é uma moda passageira.
Contando sua história, Morganti lembra que conheceu o Bitcoin através dos vídeos de Daniel Fraga e acabou comprando por conta da ideologia. No entanto, aponta que muita coisa mudou desde então.
“O Bitcoin hoje foi cooptado pela BlackRock e tal. Já não é uma coisa anti-sistema, é uma coisa do sistema, o sistema já engoliu”, comentou Morganti, também notando que até mesmo a CIA, agência de inteligência americana, acompanha o Bitcoin desde seus primeiros anos.
“Será que a CIA não entrou no Bitcoin? Foi o Gavin Andresen ter feito a palestra lá e o Satoshi sumiu, desapareceu.”
Na sequência, o Morganti fala sobre os custos da mineração do Bitcoin, algo que ele considera um gasto sem necessidade já que existem outros modelos como Proof-of-Stake, e também sobre ataques quânticos.
Vai morrer e tem muita criptomoeda melhor, diz Avelino Morganti sobre o Bitcoin
Enquanto muitos investidores afirmam que o Bitcoin é a única criptomoeda honesta e todas as outras são golpes, Avelino Morganti tem uma opinião contrária. Segundo o ex-bitcoiner brasileiro, o Bitcoin perde para todas elas em vários aspectos.
“O que sustenta muito hoje o Bitcoin é porque ele foi a primeira moeda, em todo resto ele já foi ultrapassado por outros projetos.”
“Anonimidade, Monero é melhor. Contrato inteligente, Ethereum, Solana, é melhor. Transferência internacional, câmbio que o pessoal fazia antes, Tether é melhor”, explica Morganti, que não fala sobre a principal narrativa do Bitcoin, a escassez.
Em relação aos ataques quânticos, o ex-bitcoiner acredita que a comunidade fará um fork para se proteger dessa ameaça, resultando no surgimento de outros dois Bitcoins além do atual.
“Vai ter o Bitcoin Core, que é esse igual usa hoje, vai ter o Bitcoin Proof-of-Stake e o Bitcoin igual o Monero, que é com Proof-of-Work pequeno”, comentou. “O pessoal vai falar que é besteira, mas esse assunto eu estudei muito, conversei com especialistas e tudo.”
Independente disso, o ex-bitcoiner acredita que o Bitcoin vai quebrar antes mesmo dos ataques quânticos serem um problema.
“Eu acredito no que o [Nassin] Taleb fala. Tipo assim, [o Bitcoin é] uma mania, uma moda que vai passar, mas o mercado cripto não. O mercado cripto vai continuar existindo, só que a gente tem que saber quais são os projetos. Todo [mercado] vai derreter… Ethereum, Solana, vai tudo pro chão… Depois a gente vai comprar esse projeto lá em baixo e vai subir.”
A conversa completa pode ser assistida no vídeo abaixo.