A tecnologia blockchain está por trás de um importante lançamento brasileiro. O país deverá contar com seu primeiro aplicativo voltado para o processo licitatório. A evolução tecnológica permitirá que este avanço simplifique o acesso ao processo de licitação promovido pelo governo. Por enquanto a novidade faz parte apenas do estado da Bahia e do Rio Grande do Norte.
O bitcoin foi criado a partir da tecnologia blockchain que ganha espaço nos mais variados setores de controle de dados. Informações armazenadas via blockchain permite mais transparência e agilidade nos processos, algo indispensável para licitações. Com a tecnologia blockchain, as licitações na Bahia deverão vivenciar um processo totalmente digitalizado para este tipo de contrato.
Governo da Bahia investe na tecnologia blockchain
A tecnologia blockchain deverá acelerar os processos licitatórios na Bahia. Com o lançamento do SOL, o aplicativo permitirá que licitações aconteçam através do ambiente digital. Além disso, o controle de dados e informações é gerenciado por uma cadeia criada a partir da tecnologia blockchain. Ou seja, informações sobre os processos de licitação não poderão ser apagadas do aplicativo.
A sigla SOL significa Solução Online de Licitação. A criação do governo baiano poderá servir para demais estados que visam digitalizar processos de licitação importantes para a administração estadual. O desenvolvimento do aplicativo SOL aconteceu através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
A (CAR) está vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR). A proposta do aplicativo é criar uma rede tecnológica de fomento a agricultura familiar do estado. O lançamento do SOL aconteceu nesta terça-feira (9) segundo a secretaria de comunicação do governo da Bahia. Outro estado que deverá integrar o projeto SOL é o Rio Grande do Norte.
O aplicativo SOL foi desenvolvido pela empresa Caiena Tecnologia e Design. O lançamento do aplicativo aconteceu na manhã desta terça-feira (9) em Salvador – BA.O aplicativo está disponível para os sistemas Android e iOS.
Tecnologia servirá para desenvolvimento de cooperativas
A tecnologia blockchain foi amplamente explorada no aplicativo SOL. Através deste aplicativo, milhares de agricultores encontrarão soluções para a participação de processos de licitação envolvendo o fornecimento de bens e serviços para a Bahia. O SOL permitirá que cooperativas e associações participem amplamente de processos de licitação relacionados a aquisição de alimentos, por exemplo.
O governo busca incentivar a agricultura familiar, permitindo que o acesso ao desenvolvimento chegue até a população rural. A iniciativa do aplicativo SOL é voltada totalmente para a agricultura familiar. A proposta do governo é de que através do SOL outros dois programas de incentivo sejam incorporados à tecnologia blockchain. Além disso, estima-se que mais de mil organizações devam ser beneficiadas com o projeto.
Esses programas fazem parte tanto da Bahia como do Rio Grande do Norte. A integração desses programas permitirá que os estados utilizem a tecnologia blockchain para o desenvolvimento da agricultura familiar. Sendo assim, devem integrar o projeto SOL o programa social conhecido como Bahia Produtiva (BA) e o programa Governo Cidadão que atua no Rio Grande do Norte.