O CEO do Twitter, Jack Dorsey, participou nessa sexta-feira (25) do Oslo Freedom Forum 2020. Durante a conversa, Jack deixou claro que a tecnologia blockchain é parte do futuro do Twitter.
O Oslo Freedom Forum é um evento importante, parte de uma série de eventos globais apresentados pela Human Rights Foundation (HRF). No debate com o CEO do Twitter, inclusive, quem moderou foi o venezuelano Thor Halvorssen, presidente da HRF.
Assim o assunto começou com Thor e Jack falando sobre liberdade e como o Twitter tem ajudado na causa. O evento é o mais importante da organização HRF, organizado anualmente.
Twitter é uma ferramenta para quem busca liberdade, lembrou CEO
Embora atravesse um momento delicado no Twitter, com algumas regras em suas políticas de privacidade afastando os tailandeses, por exemplo, a rede social ainda é uma referência. Durante sua participação no Oslo Freedom Forum 2020, Jack fez questão de lembrar a história da rede social.
Em seus primórdios, o Twitter recebeu principalmente jornalistas e ativistas. Com a rede eventualmente crescendo, mais pessoas buscaram se interagir no local.
Todavia, Jack afirmou que não esperava receber esse perfil de usuários na rede. Dessa forma, ao ver seu público, o Twitter passou a buscar inovações, principalmente de pseudonimato.
O CEO do Twitter lembrou então que todas as ferramentas que foram construídas até aqui levam isso em consideração. De acordo com Jack, o principal desafio do Twitter hoje é tratar as informações verdadeiras, separando o que é falso. Manter o pseudonimato é um dos desafios dessa etapa.
Pseudonimato é diferente de anonimato, lembrou Jack
Questionado sobre governos autoritários criarem conta e disseminarem fake news pelo Twitter, Jack respondeu. Em virtude de permitir a criação de perfis pseudoanônimos, o CEO do Twitter não acredita que o anonimato seja bom.
Ele entende que muitos países criam sim perfis anônimos e, com ajuda até de bots, tentam influenciar opiniões públicas. No entanto, a época em que o Twitter não conseguia reagir a essa ameaça passou.
Segundo Jack, a rede social hoje consegue identificar padrões de contas que disseminam informações falsas. Colocando o Twitter como passos a frente da desinformação, Jack Dorsey deixou claro que estão sempre atualizando esses mecanismos.
Como resultado, Jack deixou claro que segurança digital não é um assunto que tem fim. Para ele, o Twitter quer seguir o espírito do Bitcoin, que é ser um ecossistema confiável dentro da internet.
Bitcoin e blockchain é o futuro da internet e do Twitter
De acordo com Jack, a maneira mais segura de evitar censura na internet hoje é usando mecanismos inovadores. Desse modo, soluções que usam a infraestrutura do Bitcoin e blockchain deverão dar as chaves para a própria população.
Com a chave em mãos, o povo poderá conversar livremente pela internet, algo que é a visão do Twitter. Em dado momento, Thor questionou Jack sobre como anda o desenvolvimento com blockchain da nova rede social da empresa.
A princípio Jack deixou claro que o potencial das criptomoedas é enorme para criar uma nova internet. Ao passo que empresas como Google, Facebook, e até o Twitter, hoje controlam o espaço, Jack espera que no futuro seja tudo descentralizado.
Por fim, ele disse que hoje procura um líder para o protocolo e a equipe já teria cinco pessoas contratadas. A expectativa é que no futuro esse protocolo, independente do Twitter, dê acesso universal a informação para as pessoas, com uso da blockchain.
Assista na íntegra a fala de Jack no vídeo abaixo: