Blockchain pode ser usada para melhorar as eleições?

Um novo relatório da NASEM, Academia Nacional de Ciências, Engenharia e Medicina dos EUA, afirma que a tecnologia blockchain é inadequada para sistema de eleição online.

Um sistema de votação online através da blockchain é recomendada por muitas novas startups como uma forma de reduzir a corrupção e fraudes.

A imutabilidade da blockchain permite apuração automática dos votos, produzindo uma contagem quase em tempo real junto com a verificação de identidade que vai muito além de simples verificações presentes no sistema de eleição hoje. Isso também impede os votos de pessoas que já morreram ou que se mudaram de país.

De acordo com a Verge, o relatório de 156 páginas afirma que: Softwares mal intencionados seriam capazes de alterar o voto antes de ser gravado na blockchain, tornando irrelevante a segurança da tecnologia.

A votação na blockchain não pode e não deve permitir que os eleitores usem um aplicativo para votar. Sua identidade e voto devem ser verificados na blockchain, mas apenas quando eles votarem em um ambiente fora de seu domínio.

Votação em cabines

Com locais dedicados a votação, estamos apenas substituindo o sistema de urnas por um sistema seguro baseado em blockchain.

O eleitor recebe uma chave privada derivada de alguma informação biométrica e uma senha – por exemplo, varredura da íris ou impressão digital – e endereços em blockchain podem ser gerados a partir dessa chave. Os dados são criptografados e, portanto, não são visíveis, enquanto o hash desses dados biométricos permanece únicos e permanentemente verificável no futuro.

A chave privada pode ser usada para gerar um endereço público com dados adicionais, como idade, status, data de validade da identidade, etc. Ao entrar na cabine de votação, o eleitor entra com seus dados biométricos e a senha. A autenticação é suficiente para garantir o voto.

O eleitor pode então votar através de um simples botão que exibe as opções de voto escolhida em uma tela. Dado que tudo está na blockchain, o eleitor pode usar um aplicativo de terceiros para se certificar de que seu voto foi registrado da maneira pretendida.

Como uma camada adicional de segurança, um eleitor pode ter, por exemplo, seis horas para cancelar ou alterar o voto, e precisará se identificar da mesma maneira. A blockchain é imutável, sim, mas apenas porque você não pode alterar o que foi feito, mas pode registrar novos dados. Assim, o dono da chave (o eleitor) pode ter permissões especiais embutidas para alterar a votação dentro de um prazo específico, aumentando ainda mais a segurança de todo o sistema.

Uma vantagem adicional dessa abordagem é que a chave primária pode ser usada para gerar mais endereços sem tornar óbvio que eles vêm da mesma chave. Se, por exemplo, você observar como funciona uma Ledger Nano S, quando conectá-la a alguma interface de carteira, como MyEtherWallet , verá uma infinidade de endereços. Não há como determinar que todos eles vêm da mesma chave primária e ainda assim são todos seus, utilizáveis ​​por meio de uma única chave.

Tal derivação de endereços de uso único baseados em dados biométricos tornaria possível a participação em vários tipos de votação, pesquisas, votos de TV, avaliações em aplicativos e mais, sem revelar a identidade do eleitor até que fosse absolutamente necessário. Esse sistema pode substituir todo o sistema de identificação atual e o sistema de habilitação (CNH).

Votar em casa

Uma opção para votação dentro de casa é um dispositivo verificado emitido pelo governo, não diferente de um token de banco que se conecta a um computador ou smartphone.

Este dispositivo pode executar as verificações biométricas e emitir transações para o usuário, uma vez autorizado. As maneiras de fraudar este sistema seria por meio de sequestro, votos forçados ou suborno, ambos presentes no sistema atual.

Conclusão

Sistema de eleição na blockchain não é apenas seguro, mas também a evolução ideal do sistema de votação.

Não há muitos casos de uso para a blockchain, mas este certamente é um deles. No entanto, para implementar isso, precisaremos de especialistas que estejam dispostos a ir além da teoria.


Fonte: Bitfalls

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Leia mais sobre:
Mateus Nunes
Mateus Nuneshttps://livecoins.com.br
Fundador do Livecoins. Formado em Ciência da Computação e profissional de segurança da informação há mais de 10 anos. Escreve sobre Bitcoin desde 2012. Tradutor do site Bitcoin.org

Últimas notícias

Últimas notícias