blockstream
A Blockstream é a empresa fundada por Adam Back, um famoso criptógrafo, e um grupo de desenvolvedores do Bitcoin.
O foco da empresa é expandir o potencial da criptomoeda, facilitando sua adoção e melhorando sua utilização.
A Blockstream é líder absoluta na tecnologia do Bitcoin. Seus produtos e serviços ajudam a criar uma infraestrutura financeira do futuro.
Formado em ciências da computação com doutorado em sistemas distribuídos, o Dr. Adam Back é um dos cypherpunks, um grupo de cripto-anarquistas que atuava desde a década de 80. Adam fazia parte da lista de e-mails onde Satoshi Nakamoto postou o whitepaper, o estudo inicial, do Bitcoin.
Adam Back é citado por Satoshi pela invenção do Hashcash, um mecanismo anti-spam que gerava um custo (poder computacional) para envios de e-mail. Esta função é a base para a mineração do Bitcoin. Muitos especulam se Adam é uma das pessoas por trás do pseudônimo Satoshi Nakamoto.
A Blockstream acaba de levantar 210 milhões de dólares em sua nova rodada de investimento. O fundo Baillie Gifford e a iFinex, dona da Bitfinex, foram os principais investidores.
Em 2016, a Blockstream havia captado mais 57 milhões de dólares, além de outros 11 milhões de dólares em notas conversíveis.
O dinheiro captado será utilizado para aumentar o envolvimento da Blockstream com a mineração, além de permitir a continuidade às melhorias na Liquid Network. Parte do montante será utilizado para a expansão da equipe.
Após a captação, a Blockstream anunciou a aquisição da Spondoolies, fabricante de equipamentos de mineração, conhecidos como ASICs.
A Blockstream enfrenta acusações de conflito de interesses, uma ameaça à descentralização da rede. Isso porque alguns desenvolvedores (atuais ou antigos) da implementação, ou software, ‘Bitcoin Core’ são funcionários da empresa.
Este é sem dúvidas um tema controverso, porém qualquer pessoa ou empresa pode ‘subornar’ desenvolvedores. O Bitcoin foi desenhado para ser resiliente a ataques, e cabe à comunidade proteger seus interesses.
Comentários