Jack Dorsey, fundador do Twitter, está lançando mais uma rede social, o BlueSky. Em comentário publicado neste final de semana, o executivo apontou que seu novo empreendimento está aliado ao Bitcoin na luta contra governos.
Sua fala foi encontrada no Nostr, rede social descentralizada que Dorsey está usando desde quando o Twitter foi vendido para o também bilionário Elon Musk.
Parecendo preocupado com a censura, Dorsey também já prometeu uma doação de 10,5 bitcoins para quem criar um GitHub descentralizado nos moldes do Nostr.
A luta é contra governos, diz Dorsey
Enquanto o Bitcoin oferece uma solução para separar o dinheiro do Estado, Jack Dorsey acredita que redes sociais como Nostr e Bluesky possam ser uma ferramenta para a liberdade de expressão.
No entanto, o fundador do Twitter concorda que governos tentarão frear a adoção dessas tecnologias. Embora não mencionado, os motivos são claros, controle sobre o povo.
“Meus 2 sats: Bitcoin, Nostr, Bluesky, Web5, todos têm batalhas maiores para lutar — os ~200 países com governo, militares, dinheiro e poder os manterão longe da adoção global”, pontuou um usuário. “Nossas batalhas não são uma contra a outra, pelo menos não durante a nossa vida, eu acho.”
“Concordo”, comentou Jack Dorsey. “Bitcoin, nostr, bluesky, web5 e outros estão todos no mesmo time.”
Sua nova rede social, o BlueSky, já está em fase inicial e convites já estão sendo enviados para novos usuários. Já a web5, também citada por Dorsey, seria uma evolução da ainda nascente web3, mas focada em total descentralização.
Jack Dorsey e o Bitcoin
Além de realizar aportes semanais em Bitcoin, o envolvimento de Jack Dorsey com a maior criptomoeda do mercado vai muito além. Através da Block, antiga Square, o executivo possui diversos programas para acelerar a adoção do BTC.
Um dos maiores exemplos é a sua aposta na Lightning Network, solução de segunda camada que permite transações instantâneas e quase sem taxas. No entanto, a Block também quer democratizar a mineração de Bitcoin com o desenvolvimento de uma nova ASIC.
Por fim, enquanto diversos projetos são tocados por executivos, o grande diferencial do Bitcoin é sua ligação com a comunidade. Ou seja, tal descentralização é o que atraiu Dorsey e tantos outros para este mundo.